Geral

Reunião AMREC planeja as medidas para os próximos dias na região

Decisão foi anunciada por Salvaro na reunião dos prefeitos da AMREC, na manhã deste sábado; Objetivo é proteger os familiares dos profissionais que combatem o coronavírus.

Divulgação

Reunião hoje pela manhã (21) sede da AMREC reuniu prefeitos, secretários de saúde e representantes do Governo do Estado, como a coordenadora regional de saúde, polícia civil e de defesa civil. No encontros os próximos passos para frear o corona vírus (Covid-19) e as consequências que o problema vem causando na rotina da população.

Os municípios decidiram não formar barreiras entres os municípios da AMREC, com exceção do Balneário Rincão, onde muitas pessoas estavam indo a praia. O prefeito Jairo Custódio, demostrou preocupado com os moradores do Balneário. “As pessoas precisam entender a gravidade da situação. Não é momento pra lazer”, afirma o diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre

Entre as medidas tomadas, a prefeitura de Criciúma vai o alugar um hotel para que os profissionais da saúde que estejam trabalhando nos hospitais e na triagem para que possam evitar que eles levem contaminação para casa.

Uma dificuldade que dever ser enfrentada é a falta de médicos e profissionais da área da saúde, já que a demanda já foi redobrada, e ainda não chegou ao pico da situação que tende a se agravar. “A população precisa seguir as recomendações e não sair de casa até segunda orientação”, reforça o diretor executivo da AMREC.

Os prefeitos ainda decidiram encaminhar um ofício a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Sugerindo que o Governo Federal determine toque de recolher em todo território nacional, devido o agravamento do quadro. A compra de equipamentos e insumos de segurança aos profissionais de saúde, como máscaras e luvas, assim também como medicamentos será feita via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC).

Outro medida que deve ser adotada é a prorrogação dos prazos dos impostos municipais, que devem ser prorrogados, tanto para lançamentos, quanto para as cobranças. Os prefeitos também manifestaram preocupações quanto as empresas, principalmente as que produzem alimentos e não podem parar, já que os prazos de quarentena devem ser prorrogados.

Ficou acordado que as próximas reuniões serão feitas através de sistema virtual e ou pelo aplicativo de conversa whatsapp. A ideia dos prefeitos é de tomarem decisões em conjunto para o enfrentamento do Corona Vírus.

Notícias Relacionadas

TRF4 manda afastar do cargo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, preso na Operação Chabu

Determinação é que fique 30 dias fora das funções e não faça contato com demais suspeitos de envolvimento na operação. PF investiga a violação de sigilo de operações policiais

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.

Garis participam de café comemorativo com prefeito em celebração ao dia da profissão

O prefeito Valdir aproveitou a oportunidade para agradecer aos colaboradores