Economia

Reunião busca aumentar produção de peixe na região de Braço do Norte

Na tarde de segunda-feira (6), o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino, acompanhado do gerente Regional da Epagri, Gustavo Claudino, participou de uma reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e com o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, com o objetivo de aumentar a produção de peixes na região de Braço do Norte de 4,2 para 10 mil toneladas por ano.

Conforme o gerente da Epagri, num primeiro momento se objetiva transformar os piscicultores amadores para comerciais. "Temos uma produção muito igualada entres os dois, qualificando e gerando uma renda para os amadores conseguimos aumentar a criação de peixes na região", destaca.

A meta do projeto é que até 2017 seja possível capacitar tecnicamente todos os produtores. "Queremos ainda que cada associação de piscicultores receba um kit contendo oxímetro portátil, pHmetro portátil e um colorimétrico de campo para que a verificação da qualidade da água para a criação de peixes, e ainda estabelecer padrões e normas para os produtores", destaca o secretário Regional.

Ainda de acordo com Marcelino o aumento da produção gera aumento de renda diretamente ao produtor. "O que hoje é produzido em 2 toneladas por hectares passaria a 10 toneladas com um aumento na renda de R$ 24 mil por safra", completa.

Segundo Sopelsa, a secretaria deverá disponibilizar inicialmente para o lançamento do programa cerca de mil kits. "Em no máximo 60 dias quero lançar esse projeto que também beneficiará todo o estado. Faremos com que as linhas de crédito hoje disponível para os agricultores beneficie também os piscicultores, como o FDR", destaca.

Também participaram do encontro o gerente de Agricultura, Marcos Antonio Pereira, presidentes de associações de piscicultores da região e coordenadores da Epagri.

Colaboração: Chênia Cenci / Comunicação SDR Braço do Norte

  • 0a5f48f7dbca1b8ffbac11a1730e0cd4
  • b5961effa6797a49f7bb05a5c3d43bcb