Geral

Reunião com gerentes da CEF discute entrada do município no PMAT

Foto: Max Alexandre/PMT

Foto: Max Alexandre/PMT

Os gerentes da Caixa Econômica Federal (CEF) de Tubarão, Nelson Souza e Márcio Borges, estiveram na tarde dessa quarta-feira (24) na prefeitura para tratar do ingresso do município no Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão de Setores Sociais Básicos (PMAT).

Em um primeiro momento, os visitantes se encontraram com o prefeito Olavio Falchetti, e logo depois, trataram do tema com o secretário de Gestão, Euclides Magri, e com o vice-prefeito, Akilson Machado.

O PMAT é um programa que utiliza recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem por objetivo apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da gestão pública como um todo, através de fundos que financiem a modernização de instalações elétricas e telefônicas, sistemas de transmissão de dados, aquisição de computadores e veículos para trabalhos de fiscalização, dentre vários outros.

A prefeitura já acenou com o interesse em participar do programa, e durante o encontro, foram tratados os passos que o município precisa dar para iniciar o processo.

O programa prevê um prazo de até 96 meses para o pagamento do empréstimo, contemplando até 24 meses de carência, com possibilidades de financiamento de até 95% do valor total.

Um dos municípios catarinenses que adotou o PMAT foi Navegantes, para onde já existe uma viagem programada de uma comitiva composta pelos secretários de Gestão, Euclides Magri; de Urbanismo, Vânio de Freitas Junior; de Governo Matheus Madeira; da Fazenda, Romilton Nunes; o gerente de Gestão, Ricardo Zambrano Junior, e o coordenador de informática, Ricardo Duarte. Esta viagem está pré-agendada para o dia 7 de maio.

A prefeitura precisa, portanto, levantar a documentação pedida pela instituição financeira, que mostre a capacidade de endividamento do município, ao mesmo tempo em que encaminha à CEF o ofício de manifestação de interesse e o modelo de projeto de modernização a ser implantado, assim como portaria assinada pelo prefeito.

Uma nova reunião com o prefeito, inclusive, será agendada para tratar dos trâmites necessários.