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Reunião decisiva está agendada para o dia 8 de maio

Há 15 dias, o consórcio vencedor da licitação, Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase, cansado de esperar pela ordem de serviço, desmobilizou o escritório montado em Laguna e só deve retornar à cidade quando tudo estiver liberado para o início da obra.

Em mais uma semana deve sair a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre a ponte de Cabeçudas, em Laguna. Deputados catarinenses têm um encontro agendado com o diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, no dia 8 de maio, em Brasília. A reunião deveria ter ocorrido há algumas semanas, mas Fraxe pediu mais prazo. Há 15 dias, o consórcio vencedor da licitação, Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase, cansado de esperar pela ordem de serviço, desmobilizou o escritório montado em Laguna e só deve retornar à cidade quando tudo estiver liberado para o início da obra.

As dúvidas a respeito da obra começaram no fim do ano passado, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um parecer pedindo ao Dnit a revisão no projeto, devido a um sobrepreço de R$ 40 milhões, maior parte relativo à contratação da mão de obra, cujos preços estariam acima da tabela praticada pelo Dnit. A partir daí, o diretor-geral admitiu que o projeto poderia ser revisto para reduzir o custo e até mesmo ser refeito.

Ainda no início deste ano, o general Fraxe, em conversa com representantes da região, comprometeu-se a manter o projeto de ponte estaiada. Porém, até hoje não há definições sobre o que será feito. A obra da ponte é de R$ 597 milhões. Além desta, também não há uma decisão quanto ao lote 1, o da travessia urbana de Laguna. Desde o fim do ano passado aguarda-se a publicação no Diário Oficial da União, o resultado da licitação. Outra obra indefinida é o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão. A licitação foi cancelada em abril do ano passado porque o edital apresentava uma série de problemas e até hoje não foi relançado. Ou seja, juntando com o túnel do Morro dos Cavalos, que também não tem definição, os pontos críticos da duplicação da BR-101 continuam sem previsão de serem executados e no próximo verão devem mesmo ser os gargalos da rodovia – já que se espera que, finalmente, o Dnit entregue todos os lotes de pista até dezembro.

Diário do Sul