Poder Executivo

Reunião define detalhes da 27ª edição da Festa do Colono de Maracajá

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Maracajá

A Festa do Colono de Maracajá, que tem sua 27ª edição neste ano, vai ratificar o perfil de um evento organizado e preparado e tendo como objetivo as famílias agricultoras da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Maracajá, integrada por 19 comunidades, incluindo localidades que pertencem a Forquilhinha, Araranguá e Içara.

Na festa, que ocorre entre 20 e 22 de julho, a proposta é impedir que os agricultores e suas famílias sejam explorados comercialmente e, sobretudo, que sejam valorizados, pois em Maracajá representam 40% de toda riqueza produzida no município, salientou o prefeito Arlindo Rocha.

As decisões foram tomadas na noite de segunda-feira (2), em reunião realizada no gabinete do prefeito Arlindo Rocha, pelo “Grande Grupo”, integrado por representantes de entidades da sociedade civil organizada, dos conselhos econômicos paroquiais (Caep’s) ou conselhos pastorais paroquiais (CPP’s), Câmara de Vereadores e de órgãos da Administração Municipal.

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Maracajá

“O primeiro encontro teve por objetivo reunir as comunidades, apresentar, debater e fazer ajustes no regulamento do concurso para escolha de rainha e princesas e apresentação de camponeses e debater o evento como um todo, de forma genérica, inclusive traçando uma programação, que vai ser aperfeiçoada”, explicou Luiz Martinello, o Neguinho, presidente da Comissão Central Organizadora – CCO e diretor de Agricultura da Administração Municipal.

As candidatas a rainha têm que ser filhas de agricultores legalmente identificados e com idade mínima de 14 anos. O grupo decidiu, ainda, que na falta de uma filha de agricultor, a comunidade pode optar por candidata de outra localidade da paróquia, desde que ela tenha algum parentesco com alguém da comunidade que vai representar. Os camponeses, preferencialmente, terão que ser filhos de agricultores e com idade entre 5 e 11 anos.

A estrutura da programação está pronta, restando ajustes que dependem de contratos e disponibilidade de recursos que estão sendo captados pela administração. “O baile de escolha da rainha e princesas está confirmado para 14 de julho, com animação da Banda Matusa e o restante da programação vamos divulgar oportunamente”, informou a secretária da CCO, Gisele Dal Pont.

Conforme Gisele, eventos tradicionais, como exposição de animais, bois carreiros, olimpíadas rurais, encontro de idosos e de produtores rurais, parque infantil gratuito para crianças, shows musicais, tarde gospel, missa campal, desfile de carros alegóricos e máquinas e serviço de bar e restaurantes estão previstos na programação, incluindo uma “Alvorada Festiva” que está em fase de elaboração.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Maracajá

Notícias Relacionadas

Programa Cartão Reforma seleciona 150 famílias em Maracajá

Eventos marcam 51 anos de emancipação de Maracajá

Vigilância notifica bar que vendia medicamentos em Maracajá

Inscrições pra rainha e princesas iniciam na próxima semana, em Forquilhinha