Saúde

Reunião discute formação de equipe para atuar no Banco de Olhos de Criciúma

Foto: Bruna Tomé Borges

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, se reuniu, no fim da tarde desta segunda-feira (23), com o coordenador do SC Transplantes, Joel de Andrade, e com o gerente de Transplantes, Leandro Botelho, para discutir a formação da equipe que vai trabalhar no Banco de Olhos de Criciúma, que vai funcionar anexo ao Hospital Materno-Infantil Santa Catarina – HMISC.

Entre os pontos que ainda são discutidos, está a divisão das funções, desde a entrevista aos familiares para a doação de córnea e remoção do tecido, até o processamento do órgão para preservação e destinação. Isto por que um Banco de Olhos pode fazer todo o processo ou contar com a ajuda de profissionais dos hospitais.

O assunto será ampliado com a equipe da Secretaria de Saúde de Criciúma em reunião na próxima segunda-feira, 30, às 14h. O SC Transplantes propõe oferecer uma enfermeira e um médico responsáveis. A ideia é que os profissionais com Ensino Superior sejam oferecidos pelo Governo do Estado e os técnicos pela Prefeitura.

Otimização da Estrutura:

– Responsável técnico:

Coordenação Banco de Olhos de Criciúma:

– Busca Ativa/Entrevista
– Captação
– Recepção
– Processamento
– Armazenamento
– Descarte
– Documentação
– Faturamento/Cobrança
– Aquisição de material/Estoque

Colaboração: Bruna Tomé Borges / Comunicação Secretário de Estado da Saúde

Notícias Relacionadas

Prefeituras da região assumem Banco de Olhos a partir de Janeiro

A Prefeitura de Criciúma seria responsável por 60% deste valor. O restante seria dividido entre os outros 11 municípios da região.

Estado apoiará financeiramente o Banco de Olhos de Criciúma

Em reunião com os prefeitos da Amrec, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, deu encaminhamentos para o início do serviço.

SC Transplantes realiza capacitação para dar pontapé à operação do Banco de Olhos de Criciúma

Banco de Olhos da Região Sul, em Criciúma, recebe primeira doação de córnea