Geral

Reunião em Forquilhinha define ações para combater doenças

Foi realizada nessa sexta-feira (5) reunião que contou com a presença de representantes de diversas secretarias do governo municipal, além da Polícia Militar e Câmara de Vereadores. O objetivo foi discutir ações conjuntas das secretarias, trabalhando na prevenção das zoonoses, doenças que são transmitidas dos animais para os seres humanos.

A secretaria de Saúde anunciou que já na próxima semana os profissionais do município terão palestra com médico infectologista, demonstrando várias formas de orientar à população sobre prevenção. Além das ações de orientação para a população, ficou decidido formar um comitê com membros de todas as secretarias, para desenvolverem ações conjuntas.

Um dos pontos a ser abordado logo de início é a questão da coleta de lixo no município. Forquilhinha foi um dos primeiros municípios do país a ter seu Plano de Resíduos Sólidos, além de fomentar a Acafor (Associação de Catadores de Forquilhinha) e ter funcionando um centro de triagem de materiais recicláveis. Mesmo assim, vários catadores ainda fazem o trabalho clandestinamente, prática que geralmente acarreta em problemas sanitários. O acumulo de entulhos, em áreas residências, por exemplo, causa a proliferação de animais que transmitem doenças, como ratos e baratas.

A intenção é regulamentar e fiscalizar a prática no município, além de criar um protocolo padrão a ser seguido também na coleta de resíduos orgânicos. Segundo o médico veterinário da prefeitura, Jeferson da Silva, são várias as doenças que podem se originar do contato de pessoas com animais. “Hoje se fala muito na leptospirose, mas há muitas outras doenças, inclusive mais perigosas. Por isso precisamos conscientizar as pessoas do meio rural e urbano, quanto aos cuidados que são necessários e também agir para coibir as irregularidades”, completou.

Colaboração: Silmar Vieira