Geral

Reunião na Amrec abordará situação da Casa de Saúde do Rio Maina

A reunião ocorrerá na segunda-feira (29) a partir das 16h30min, na sede da Amrec

Prefeitos, deputados Estaduais e Federais, vereadores, secretários de Saúde e Ministério Público Federal devem se reunir na segunda-feira (29), para tratar sobre a atual situação da Casa de Saúde do Rio Maina. A reunião ocorrerá a partir das 16h30min, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma. O convite partiu do presidente da entidade, prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre. “Nosso objetivo é provocar uma discussão para encontrar soluções quanto à permanência e funcionamento da casa de saúde conjuntamente, extraindo uma proposta coletiva desta reunião”, esclareceu.

Na oportunidade, ainda será abordada a elaboração de um Plano de Saúde Mental para a Região Carbonífera. “Preocupação dos prefeitos é que o local possa vir a ser desativado e os municípios terão que assumir a responsabilidade. Entendemos que saúde pública é uma obrigação dos Governos Estadual e Federal”, ressaltou o presidente da Amrec. Foram convidados para o encontro o secretário Estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira; o secretário Adjunto, Acélio Casagrande; bem como o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso; gerente Regional de Saúde, Roque Salvan; procurador da República, Darlan Airton Dias e os vereadores de Criciúma, Vanderlei Zilli e Tati Teixeira.

Prefeitos assinaram moção de apoio à casa de saúde

Na última reunião de prefeitos da Amrec, dia 15 deste mês, os gestores municipais assinaram uma moção de apoio à Casa de Saúde do Rio Maina. A proposta é solicitar a intervenção do MPF junto ao Governo Federal para que medidas urgentes possam ser tomadas quanto à permanência e funcionamento do local que oferece atendimento psiquiátrico para toda a região. "Nós, prefeitos, solicitamos atenção especial do MPF para que isso seja resolvido", explicou Lei Alexandre.

Diene Lemos/Assessoria de Imprensa da Amrec