Geral

Reunião trata sobre regularização do uso da água por empresas

Para ouvir as sugestões dos moradores das comunidades de Espigão Primeiro, Santa Cruz e Esperança – que ultimamente sofrem com a falta de água nos poços artesianos – quanto à regularização do uso da água por empreendimentos, o Governo de Içara reuniu na tarde desta terça-feira um grupo de quase 20 pessoas para debater o assunto.

“Convidei vocês para que juntos discutíssemos o melhor caminho para a proteção dos mananciais”, disse o prefeito. “Precisamos debater a preservação da água. Há lugares em que falta água e muitos aqui estão desperdiçando este bem”, complementou Sandro.

A discussão foi promovida em decorrência da falta de água nos poços artesianos das comunidades. Vários agricultores deram seu depoimento. “No poço que tenho há 20 anos nunca faltou água. Estamos pegando água de um visinho que nos concedeu. Há vizinhos que estão indo buscar água de carrinho de mão nos açudes”, contou o agricultor de Espigão, Nelson Rodrigues.

Há quase 15 dias uma Audiência Pública, organizada pelo Legislativo, foi promovida na comunidade de Santa Cruz. Atualmente são jogados fora cinco milhões de litros de água ao dia, pelo empreendimento minerador ali estabelecido. Conforme os moradores, naquela região nunca faltou água. A reunião contou também com a participação do presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Rocha Souza.

Francis Leny/Comunicação PMI