Geral

Reviravolta: ciclone extratropical traz risco de temporais e granizo em SC no fim de semana

Defesa Civil alerta para risco de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo por conta de frente fria; ciclone se forma na costa do Rio Grande do Sul e Uruguai

Foto: Marcos Jordão

Santa Catarina contará com a presença de nuvens ao longo desta sexta-feira (15). No entanto, a formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma frente fria resultam em uma reviravolta no tempo com chance de temporais e ventos de até 90 km/h ao longo do sábado (16).

De acordo com a Defesa Civil, durante a sexta, as instabilidades atmosféricas ficam concentradas sobre o Rio Grande do Sul e deixa o céu catarinense encoberto pelas nuvens.

Além disso, os ventos sopram do quadrante Norte com intensidade fraca a moderada e rajadas que podem chegar aos 60 km/h do Extremo-Oeste ao Litoral Sul. O risco para ocorrências é considerado moderado.

No amanhecer, as temperaturas ficam entre 15°C e 17°C, mas podem atingir os 26°C na parte da tarde. No entanto, a exceção do Planalto Sul que não passa dos 20°C.

Reviravolta no tempo

Santa Catarina contará com um sábado (16) chuvoso e até chance de temporais isolados, que iniciam nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul durante a manhã e se propagam para as demais regiões ao longo do dia.

Segundo a Defesa Civil, a condição ocorre por conta da chegada de uma frente fria e também por conta da formação de um ciclone extratropical entre a costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e oceano.

Por conta disso, o órgão alerta que o risco para ocorrências como, por exemplo, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em decorrência dos temporais é considerado moderado.

Além disso, o sábado pode contar ainda com rajadas entre 50 km/h e 90 km/h por conta da passagem da frente fria, o que configura risco moderado a alto para ocorrências associadas a ventos intensos.

Mais uma vez, a situação muda. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, um sistema de alta pressão passa pelo estado e resulta na estabilidade do tempo ao longo do domingo (17).

No entanto, a formação de novas áreas de instabilidade provocam chuva e temporais ao longo da segunda-feira (18), especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Confira as temperaturas para esta sexta-feira (15):

Litoral Norte: 15°C/25°C

Planalto Norte: 11°C/22°C

Grande Florianópolis Litorânea: 15°C/20°C

Grande Florianópolis Serrana: 14°C/22°C

Vale do Itajaí: 12°C/24°C

Litoral Sul: 17°C/23°C

Planalto Sul: 11°C/20°C

Meio-Oeste: 12°C/24°C

Oeste: 13°C/25°C

Extremo Oeste: 16°C/26°C.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Governo de Lauro Müller organiza relatório com danos causados por ciclone no setor de Turismo

Foram apontados seis casos de danos com gravidade à estrutura física de empreendimentos, afetando um estabelecimento de entretenimento, dois restaurantes, um restaurante/centro de eventos, uma lanchonete e uma pousada.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)

SC tem sol e até 40ºC; tempo muda a partir da tarde desta quinta-feira

Podem ocorrer temporais com rajadas de vento, raios e granizo em algumas cidades.

Presidente da República sobrevoa áreas atingidas por ciclone em Santa Catarina neste sábado

Ele irá sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone extratropical nesta semana.