Geral

Revisão do eleitorado será realizada em 122 municípios catarinenses em 2019

O processo já se iniciou em 55 cidades, com o comparecimento obrigatório dos eleitores.

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina definiu o novo ciclo de revisão do eleitorado para o ano de 2019. Serão revisados 122 municípios em todo o estado. O processo já se iniciou em 55 cidades, com o comparecimento obrigatório dos eleitores.

O objetivo da revisão é atualizar o cadastro de votantes de cada município, fazendo com que o eleitor que não tenha mais vínculo promova a transferência para a cidade onde efetivamente reside, evitando o cancelamento do documento.

A escolha dos municípios se deu a partir de estudos técnicos realizados pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC, que identificou, ao longo de 2018, as cidades cujo eleitorado correspondia a mais de 80% da população, priorizando a revisão através do recadastramento biométrico.

Segundo o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart Júnior, “embora essa situação não constitua fraude e seja justificável por fatores diversos como o êxodo de jovens, é importante revisar o eleitorado a fim de manter como eleitores somente as pessoas que efetivamente têm vínculo, trazendo mais segurança aos eleitores e aos candidatos”.

Cada município terá um cronograma específico, com prazos durante os quais os eleitores devem comparecer aos locais designados, apresentando seus documentos pessoais e comprovante de vínculo eleitoral. Confira aqui.

Comprovado o vínculo com o município, o cadastro será atualizado, com a coleta de fotos, digitais e assinatura do eleitor, compondo o cadastro biométrico da Justiça Eleitoral.

Estima-se que 350 mil eleitores compareçam nas revisões do eleitorado no estado. Quem não comparecer até a data final fixada, terá o título cancelado.

Além dos municípios com revisão do eleitorado, todos os demais cartórios eleitorais de Santa Catarina já estão realizando o cadastramento biométrico, com o comparecimento espontâneo do eleitor. Nesta modalidade, o TRE-SC espera que cerca de 650.000 eleitores compareçam aos cartórios.

Para evitar filas, tanto no processo de revisão quanto na biometria ordinária, o eleitor pode agendar o seu comparecimento pela internet ou pelo telefone 0800 647 3888.

Dúvidas a respeito dos serviços podem ser solucionadas pelo telefone acima ou aqui.

Colaboração: Comunicação TRE SC

Notícias Relacionadas

SC bate recorde com mais de 100 mil empresas abertas apenas em 2019

Comércio, indústria e construção civil lideram entre os segmentos de abertura de negócios.

Governo economiza R$ 80,3 milhões com órgãos vinculados à Casa Civil em 2019

O relatório anual foi entregue pelo chefe da Casa Civil, Douglas Borba, ao governador Carlos Moisés para prestação de contas e para auxiliar no planejamento de 2020.

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Último final de semana de 2019 marca o primeiro transplante renal do Sul do Estado

A cirurgia foi realizada no HSJosé em Criciúma, que há um ano se preparava para realização deste tipo de procedimento.