Saúde

Revista internacional publica estudo realizado por médico ortopedista de Criciúma

Doutor Marcelo Baggio integra equipe médica da Levve Ortopedia.

Foto: Divulgação

A revista de ortopedia internacional SICOT-J publicou um artigo escrito pelo médico Marcelo Baggio, de Criciúma, baseado em um estudo com 100 pacientes com mais de 60 anos com o intuito de descobrir a causa das fraturas de fêmur proximal, no quadril. O ortopedista e traumatologista da equipe médica da Clínica Levve focou a pesquisa no problema que segundo a base de dados da MEDLINE, LILACS e SciELO, tem uma taxa de mortalidade de 12% a 37% em idosos após um ano do trauma ósseo.

O médico explica que aproximadamente 50% das fraturas de fêmur proximal transtrocanteriana (osso do quadril), são extremamente debilitantes para o idoso. “Os pacientes do estudo que apresentaram esse tipo de fratura mostraram de forma significativa uma situação patológica no quadril chamada de Impacto Femoroacetabular que é, basicamente, o contato precoce entre o fêmur e o acetábulo (ossos que formam a articulação do quadril) que ocorre durante graus elevados de determinados movimentos como flexão, dobra do joelho e rotação externa”, completa.

A correção cirúrgica do impacto pode prevenir futuramente os casos de fraturas transtrocanterianas. O artigo foi realizado de forma retrospectiva, avaliando casos já existentes, e levou aproximadamente oito meses envolvendo análises e desenvolvimentos, sendo publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgias Ortopédicas e de Traumatologia (SICOT-J).

Colaboração: ASCOM Clínica Levve 

Notícias Relacionadas

Lauro Müller lança concurso público para Fonoaudiólogo e Médico da Saúde da Família

As inscrições vão de 8 de abril a 8 de maio deste ano

Vereadora Mirele Debiasi lança projeto “Mulher de Atitude”, em Orleans

Primeira edição do evento idealizado pela vereadora ocorreu na comunidade de Furninhas, com palestra do médico Richard Coan Cardoso.

Médico é ameaçado após negar atestado médico para servidora municipal em Lauro Müller

Conforme informações da Polícia Militar, o médico afirmou que o acusado esteve no seu local de trabalho exigindo o atestado da esposa.

Médico de Israel visita Unisul para possível parceria

Ben Harel visitou os Ambulatórios Integrados em Saúde da universidade e conheceu mais sobre o sistema público e privado de saúde no Brasil.