Geral

Rincão: “distanciamento não está sendo cumprido”, diz comandante da PM

Embora sejam proibidas, aglomerações continuam ocorrendo com a permanência de banhistas e veículos na orla marítima.

Divulgação

As medidas sanitárias contra a Covid-19 em Santa Catarina apresentam restrições em relação a frequentar as praias para tomar banho de sol ou para o lazer, sendo permitida apenas a prática esportiva individual na orla marítima. Os decretos também tornam obrigatório o uso de máscaras na rua, em parques e em qualquer atividade ao ar livre. Porém, o comandante da Polícia Militar (PM) de Balneário Rincão, sargento Reginaldo Rzatki, revela que o distanciamento social não está sendo cumprido.

“Aqui ocorre o descumprimento das medidas, com realização de festas reunindo muita gente, familiares se aglomerando e fazendo uso da orla até mesmo com automóveis, dando bastante trabalho para PM”, reclama Rzatki. Ele ressalta que a orla marítima pode ser transitada apenas por veículos oficiais (PM, bombeiros e automóveis da Prefeitura utilizados para algum tipo de serviço de manutenção e limpeza do local).

O sargento diz que muitos condutores alegam que não percebem a presença de placas indicando a proibição da circulação de veículo na orla marítima. “A lei é feita para ser cumprida. Os banhistas têm que andar a pé. A orla marítima não é lugar para praticar manobras perigosas, cavalinho de pau, empinar ou andar em alta velocidade, pondo em risco a vida dos banhistas”, ressalta Rzatki.

Aglomerações

A presença de pessoas na orla marítima está permitida apenas para atividade esportiva individual, como caminhada e surf. Permanecer no local com cadeira, guarda-sol, ficar deitado na areia (para se bronzear, por exemplo) não é permitido.

“As pessoas vão ali, tomam banho, permanecem, se aglomeram, jogam futebol e praticam aglomeração, desrespeitando as normas de distanciamento, ignorando completamente essa gama de notícias sobre uma nova onda de contágio do vírus”, alerta Rzatki. Ele não revelou o número de notificações e autuações nesse feriadão no município rinconense, pois o relatório só será concluído e entregue ao comando da PM hoje.

A perturbação ao sossego alheio também é apontada como uma das principais ocorrências em Balneário Rincão. O comandante conta que muitas pessoas organizam festas, colocam som alto em automóveis e prejudicam o sossego de muitas pessoas que vão para o balneário no intuito de descansar.

O Diretor da Central de Atencimento e responsável pelos fiscais da Prefeitura de Balneário Rincão, Adroaldo Faraco, conta que o município não apresentou ocorrências de destaque. Mas salientou que o movimento na praia foi intenso. “Tivemos bastante gente”, afirma Faraco.

Aglomeração na Praia do Rosa

Em Imbituba, o Governo Municipal aumentou a fiscalização e restringiu o acesso às praias por meio de um decreto que suspendeu alvarás e licenças para o comércio na orla e proibiu a permanência de pessoas na faixa de areia. Além disso, a entrada de veículos na Praia do Rosa (Rosa Norte) foi proibida e a entrada de veículos no Rosa Sul, de acordo com o decreto, deveria ser limitada.

Porém, nas filmagens de vendedores ambulantes que circularam ontem nas redes sociais é possível ver os banhistas aglomerados na Praia do Rosa, em Imbituba, mesmo com as restrições impostas pelo Governo Municipal. A Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Suspeito de furto sobrevive ao cair de telhado de empresa em Tubarão

Vítima foi encontrada pelo proprietário da empresa. Segundo informações, indivíduo estava com hálito alcoólico.

Coronavírus em SC: Polícia Militar ultrapassa 100 mil fiscalizações no trabalho de combate à Covid-19

1.701 estabelecimentos foram notificados e 76 foram interditados.

Coronavírus em SC: Polícia Militar chega a 50 mil fiscalizações no trabalho de combate à Covid-19

Até esta segunda-feira (25), foram registradas 50.472 ocorrências, nas quais foram realizadas 893 notificações