Geral

Rio Deserto é finalista do Prêmio IBRAM Melhores Práticas na Mineração 2022

O objetivo do prêmio é estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, gerando transparência às ações do setor mineral relacionadas à segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como à melhoria contínua dos processos industriais

Unidade de Extração Mina Cruz de Malta/ Rio Deserto/ Foto: Divulgação

A Rio Deserto é finalista do Prêmio Melhores Práticas na Mineração 2022, do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A empresa está classificada na categoria “Segurança de Processos – Gestão de Riscos”, por meio do projeto “Sistema On-line de Controle de Emergência”, realizado na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso. A etapa final e o evento de premiação estão previstos para o dia 22 de novembro, em Minas Gerais.

O objetivo do prêmio é estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, gerando transparência às ações do setor mineral relacionadas à segurança e qualidade de vida das pessoas, bem como à melhoria contínua dos processos industriais. Na etapa final, após a apresentação presencial do projeto, a Rio Deserto conhecerá a classificação obtida na categoria (1°, 2° ou 3° lugar).

Esta é a primeira vez que a Rio Deserto participa dessa premiação. A inscrição foi feita por meio do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), que é associado ao Instituto Brasileiro de Mineração.

Projeto premiado

O projeto “Sistema On-line de Controle de Emergência” proporcionou a melhoria do Plano de Atendimento de Emergência (PAE) da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, da Rio Deserto. O sistema interliga as ferramentas de monitoramento e controle, de forma a auxiliar em possíveis sinistros e/ou emergências. Assim, permite, além da visualização dos acionamentos de alarmes de emergência, a interação e execução de comandos no processo, tendo em vista a resolução rápida e a minimização dos impactos. Tudo é feito por meio de computadores e smartphones.

A ideia foi desenvolvida pelo engenheiro eletricista, Elton Luis Martins, o engenheiro de segurança do trabalho, Jonathann Nogueira Hoffmann, e o assistente de suporte de Tecnologia da Informação, Rafael Michels Américo. O objetivo foi a redução do tempo de resposta, permitindo a atuação de forma preventiva nos cenários de emergência e a melhoria no sistema de comunicação e comando.

O IBRAM

O IBRAM é uma organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 120 associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil. Todas as ações do instituto são direcionadas a construir uma nova perspectiva de futuro para a mineração brasileira, traçando estratégias e liderando a transição do setor para um cenário ainda mais produtivo, com sustentabilidade, segurança e responsabilidade.