Esporte

Rio do Rastro Marathon movimenta a Serra Catarinense em outubro

Evento em três cidades traz quase 1.500 atletas para a região

Divulgação

A Rio do Rastro Marathon acontece num momento muito importante nessa retomada do turismo. A região conhecida pelas paisagens exuberantes e baixas temperaturas durante o inverno, faz com que muitos atletas estendam a viagem para passear após o evento. Segundo o secretário adjunto de Turismo de Bom Jardim da Serra, a prova vai movimentar toda a cadeia turística da região. “A Rio do Rastro Marathon chega para compor o nosso quadro de eventos da cidade e da Serra catarinense. A gente percebe que os atletas se encantam pela nossa região e acabam voltando com a família, para viajar com mais tempo, com mais calma”.

Benito Sbruzzi que também é guia de turismo na Serra Catarinense, ressalta ainda outras belezas de Bom Jardim da Serra, além da Serra do Rio do Rastro, como o Cânion das Laranjeiras, que é um dos pontos turísticos mais lindos da Região, o Cânion da Ronda e as cascatas. “Estamos bem positivos com as provas. Desejamos sucesso nessa primeira edição e que se perpetue por mais tempo em Bom Jardim da Serra”.

Em Orleans os atletas da maratona e do ciclismo vão poder apreciar um ponto turístico logo na largada. São as esculturas esculpidas no paredão de rochas que retratam temas da história do Brasil e passagens bíblicas. Os painéis foram feitos pelo escultor da cidade, José Fernandes, o “Zé Diabo”. “O município de Orleans tem várias belezas naturais e atrações turísticas em especial o museu ao ar livre e as esculturas do paredão. Temos orgulho em fazer parte desta prova e nos colocamos a disposição para engrandecer esse evento. Agradecemos por escolher nossa bela cidade”, enfatiza o diretor de esportes da prefeitura de Orleans, João Ribeiro.

Lauro Müller, onde começa a Serra do Rio do Rastro, é outra cidade rodeada por cenários deslumbrantes e com vários pontos turísticos. É do centro da cidade, em frente à prefeitura, que começa o desafio dos corredores dos 25km. “Lauro Müller está de braços abertos esperando os participantes da Rio do Rastro Marathon. Nossa administração agradece o carinho com a cidade e todo o espírito positivo que os atletas trazem nos dias de competição”, comenta a prefeita, Saionara Correa de Carvalho Bora.

OBRAS NA SERRA ALTERAM PROGRAMAÇÃO DA PROVA

Em recuperação desde julho de 2020, a Serra do Rio do Rastro está com o cronograma de obras atrasado. A expectativa inicial era de que até a Rio do Rastro Marathon, nos dias 02 e 03 de outubro, os trabalhos estariam concluídos. Mas por diversas circunstâncias, a nova previsão é apenas para novembro deste ano. Diante do atual momento da obra, parte da programação do evento teve que ser alterada, a pedido da Secretaria de Estrutura e Mobilidade de Santa Catarina, que administra a rodovia estadual.

Assim que a Corre Brasil e o Mountain Do foram comunicados que a tarde do dia 02 de outubro, quando ocorreriam as provas de ciclismo, a Serra não poderia ser interditada, as organizadoras do evento apresentaram à secretaria, um novo horário para os 40km de MTB e Speed, reduzindo o tempo de interrupção da Serra. “Sabemos que mudanças exigem alterações no planejamento, podendo gerar transtornos. Lamentamos por qualquer tipo de incomodo aos atletas, mas estamos vivendo um período de adaptação. Tivemos o cuidado de entrar em contato com todos os inscritos nas duas provas para informar o novo horário das largadas”, relata Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.

Com autorização do estado, as provas foram adiantadas para 10h30 (Speed) e 10h35 (MTB). Com isso, houve também mudança no horário da entrega do kit, no Centro de Eventos Galliano Zomer, em Orleans. Na sexta-feira segue normal das 9h às 20h, para as três modalidades, e no sábado das 08h às 9h30, será exclusivo para os ciclistas. Já os corredores dos 42km podem retirar o kit das 9h30 às 19h. Todos os atletas devem agendar horário pelo aplicativo da Corre Brasil.

As provas de corrida não sofreram nenhum tipo de mudança e seguem com as largadas programadas anteriormente. No dia 02, às 7 horas da manhã é a prova dos 25km, com início em frente à Prefeitura de Lauro Müller, e no dia 03, no mesmo horário, no paredão de Orleans, começa a maratona de estrada com maior altimetria do Brasil – 2560m.

COMEMORAÇÃO EM GRANDE ESTILO: CERVEJA ESPECIAL DA RIO DO RASTRO MARATHON

A Corre Brasil e o Mountain Do também pensaram na comemoração dos atletas com as conquistas na Serra do Rio do Rastro. E para que tudo tenha a ver com o cenário vivido durante o desafio, a Cervejaria Lohn, de Orleans criou um rótulo exclusivo para a Rio do Rastro Marathon, com 3.000 unidades. “A Cervejaria Lohn, tem como ponto de paixão, a Serra do Rio do Rastro e o que ela tem para nos oferecer. E pra nós é orgulho participar do evento, onde os atletas irão se desafiar. Para comemorar esta trajetória, cheia de curvas, desenvolvemos uma Lager, estilo Pilsen. A Lohn Rio do Rastro Marathon, é leve, com teor alcóolico 4,6% e 11 IBU, perfeita, leve e refrescante. Própria para relaxar e curtir o prazer de estar entre amigos e a família”, conta Tatiani Felisbino Brighenti, sócia e fundadora de Cervejaria Lohn.

A edição especial e limitada vai estar à venda no Centro de Eventos Galliano Zomer, em Orleans nos dias 01º e 02 de outubro, onde vai ser a Expo Feira, e também pode ser adquirida no site.

No fim de semana do evento a Cervejaria também poderá ser visitada. No sábado, às 15h tem a visita guiada, com agendamento prévio, pelo telefone (48) 98815-6587. Na sexta, dia 01º, às 19 horas tem a coletiva de imprensa e no sábado, 02, das 17h às 19h o maratonista Gustavo Maia recebe os atletas para a nova versão da palestra “Em Busca da Maratona Perfeita”. A inscrição deve ser feito pelo site.

Mais detalhes da prova podem ser conferidos no site oficial e nas redes sociais: @riodorastromarathon @correbrasil @mountaindo.trailrun

Notícias Relacionadas

Grave acidente na BR-282 deixa uma pessoa morta e outra ferida em SC

Segundo a PRF, até o momento da publicação desta matéria, o trânsito fluía lentamente nos dois sentidos da rodovia

Greve de caminhoneiros tem apoio de 48% da categoria em SC

Santa Catarina é um dos Estados que mais apresenta "resistência" à greve, aponta pesquisa que ouviu mais de 2 mil caminhoneiros em todo o Brasil

São Ludgero antecipa para amanhã (26) a segunda dose da vacina contra Covid-19

A Sala de Vacinas funciona na ESF Margem Esquerda das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia

Epagri amplia monitoramento do vento junto ao Porto de Imbituba

Ele explicou que a estação anemométrica foi instalada, a pedido do Porto, numa posição estratégica junto ao cais