Geral

Riscos de enchentes serão detectados previamente na região carbonífera

Equipamentos instalados pela Prefeitura em quatro pontos estratégicos emitirão alertas aos órgãos responsáveis

A Prefeitura de Criciúma, através da Defesa Civil, concluiu a instalação de quatro pluviômetros automáticos em escolas da Rede Municipal de Educação. Repassados pelo Governo Federal, através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemadem, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, os equipamentos realizarão análises e emitirão alertas de risco de enchentes, enxurradas, inundações e deslizamentos na região carbonífera.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Angela Mello, os aparelhos são fundamentais para detectar com rapidez a quantidade de chuva que pode atingir a cidade. “A instalação dos pluviômetros na cidade foi um pedido nosso devido aos desastres naturais registrados com frequência no Sul Catarinense. Os dados captados nos equipamentos serão enviados de forma imediata para o Cemaden, que emitirá alertas se for necessário. Isso vai nos ajudar a manter a normalidade e a segurança da população”, explica.

Instalados por profissionais de São Paulo, os pluviômetros estão localizados nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental – EMEIEF Judite Duarte de Oliveira, no bairro Sangão, José Giassi, na Quarta Linha, e Profª Maria de Lourdes Carneiro, na Vila Francesa. O último equipamento foi anexado no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Profª Glaudinéia Ângela Citadin Furtado, no bairro Vila Rica.

Nos últimos anos, mais de 40 municípios de Santa Catarina foram contemplados com a instalação dos equipamentos digitais. A escolha das cidades é realizada após análise do histórico de desastres naturais nos últimos 20 anos. “Contar com esses equipamentos em nossa cidade não beneficiará apenas os criciumenses, mas toda a população da região carbonífera. Os pluviômetros vão proporcionar mais segurança à comunidade e ajudar a Defesa Civil em suas atividades”, afirma o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

Colaboração: Jhulian Pereira / Diretoria Executiva de Comunicação Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”168983″]