Tecnologia

Robótica Humanoide será tema de curso livre da UniSatc

Alunos aprenderão toda a parte de mecânica, eletrônica e programação para montar um robô

Robótica Humanoide será tema de curso livre da UniSatc

Foto: Divulgação Satc

Interessados em aprender a montar e programar robôs terão a oportunidade de adquirir conhecimento no curso livre de Robótica Humanoide da UniSatc. A capacitação será dividida em duas turmas e será destinada a estudantes, engenheiros e entusiastas tecnológicos. Ambas as turmas terão carga horária total de 36 horas.

Para entender como funciona um robô humanoide, os alunos vão aprender sobre a parte mecânica, passando pela eletrônica, até chegar na programação. Conforme o coordenador de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, João Mota Neto, é um passo a passo para entender o funcionamento do robô.

“Na esfera da mecânica, o aluno vai aprender a como imprimir o robô em uma impressora 3D. Na eletrônica, todos os módulos necessários para o seu funcionamento. E, com a programação, vai ser possível fazer o robô caminhar, subir escadas e a levantar depois de cair”, explica o coordenador. Ao final do curso, caso o aluno tenha acesso às peças ou a uma impressora 3D, ele saberá montar o seu próprio robô.

Referência no meio tecnológico, quem vai ministrar o curso será o diretor executivo da Qiron Robotics, Rafael Sebastião Miranda. A startup produziu o primeiro robô humanoide comercial 100% projetado no Brasil. “Se você consegue integrar os robôs com várias ferramentas e soluções de outras empresas, eles acabam sendo uma solução simples e nacional para vários mercados”, destaca.

Matrículas e início das aulas

As aulas estão previstas para iniciar em junho e encerrar em agosto de 2021.

– Turma I: Voltada para estudantes dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio. Irá acontecer nas sextas-feiras à tarde, das 13h30min às 17h30min, no período de 25 de junho a 20 de agosto.

– Turma II: Voltada para estudantes de cursos técnicos, engenheiros e entusiastas tecnológicos. Irá acontecer aos sábados pela manhã, das 8h às 12h, no período 26 de junho a 21 de agosto.

Ambas as turmas terão carga horária total de 36 horas. O custo para alunos Satc é de R$ 300 e público externo R$ 390. Interessados em obter mais informações, podem entrar em contato no (48) 3431-7542 ou [email protected]

Colaboração: ASCOM Satc

Robótica Humanoide será tema de curso livre da UniSatc

Foto: Divulgação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina