Geral

Rony da Silva elogia criação da Associação Comunitária das Areias

Associação Comunitária das Areias - ACA, órgão público sem fins lucrativos, agrega as Associações de Moradores de Sanga da Toca I, Sanga da Toca II, Lagoa do Caverá, Soares, Campinho e Sanga da Areia.

Foto: Arquivo / Sul in Foco

Foto: Arquivo / Sul in Foco

Desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Araranguá, o vereador Rony da Silva (PMDB) mantém o hábito de reservar ao menos um dia da semana para participar de reuniões com moradores e líderes de entidades locais. Normalmente os encontros são realizados em seu gabinete. “É fundamental escutar a opinião da comunidade. Muitos assuntos expostos servem como subsídio para projetos e matérias, que são apresentadas na Casa e contribuem para o maior desenvolvimento do município”, destaca o legislador.

Associações reunidas

Nessa última segunda-feira (18), Rony da Silva recepcionou o presidente da Associação de Moradores de Sanga da Toca, Diego Pires. Durante a reunião, Diego fez um breve relato sobre os trabalhos da entidade e informou a criação da Associação Comunitária das Areias – ACA, órgão público sem fins lucrativos que agrega as Associações de Moradores de Sanga da Toca I, Sanga da Toca II, Lagoa do Caverá, Soares, Campinho e Sanga da Areia. “Esta entidade foi instituída porque acreditamos que concentrando forças teremos maior representatividade e, em consequência disso poderemos concretizar num espaço menor de tempo vários projetos coletivos que visam o bem estar da população dessa região do município”, explicou Diego, que é um dos integrantes da ACA.

Força comunitária

Ao ouvir os planos, o presidente da Câmara de Araranguá ressaltou a importância e a força das associações comunitárias. “Nosso município tem tradição nos movimentos populares organizados. Em 2014 foi resgatada a Olimpíada Interbairros de Araranguá (Olibar) e várias conquistas comunitárias só concretizaram-se através da ação coletiva organizada. Sem dúvida, a Associação Comunitária das Areias vai somar qualidade”, disse.

Uma das primeiras iniciativas da nova diretoria da ACA anunciada por Diego Pires durante a reunião foi a promoção da ação entre amigos cuja finalidade é arrecadar recursos para c construção de um campo de futebol. “Confeccionamos um mil cupons a R$ 100,00 cada. Ao adquirir um número o colaborador estará concorrendo ao sorteio de um automóvel Chevrolet Celta, zero quilômetro, quatro portas, completo e mais quatro prêmios de R$ 500 em dinheiro. O sorteio será realizado no dia 4 de abril pela Loteria Federal”, explica Diego Pires.

Criatividade

Segundo Diego, entre os projetos futuros da ACA está a criação de creches e de espaços para cidadania, que oportunizaria oficinas, cursos, recreação e atividades de confraternização. “Embora as associações não visem lucro precisamos criar meios de angariar recursos para desenvolver nossas ações. A sede própria e o campo de futebol são importantes nesse contexto”, argumentou. Hoje, a ACA mobiliza aproximadamente 30 líderes comunitários das seis comunidades que atende. A entidade reúne-se na primeira quarta-feira de cada mês.

Colaboração: João Carlos / Assessoria de Imprensa