Turismo

Rota da Baleia Franca começa a se consolidar com elaboração de Plano de Marketing

O guia regional Júlio Vicente já sabe que é possível aproveitar, de forma turística e econômica, um generoso recurso da natureza aqui no litoral sul catarinense. Essa “celebração” das baleias francas acompanhadas de seus filhotes nas praias de Laguna, Imbituba e Garopaba, já é o seu principal roteiro oferecido aos turistas durante a baixa temporada. “É um turismo rentável, mas falta organização do setor e mais atrativos para complementar”, destacou.

Foi pensando nesse nicho de mercado, ainda pouco explorado, que o Sebrae conduziu nesta quinta-feira (20) o primeiro Workshop de Marketing Turístico para consolidação da Rota da Baleia Franca.

Entidades, instituições, empresários e poder público das três cidades participaram do encontro, realizado no auditório da Udesc, em Laguna, com o objetivo de iniciar o processo de consolidação da Área de Proteção Ambiental – APA da Baleia Franca como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo.

“O plano de marketing do projeto organiza como a rota será divulgada com a efetivação do processo. Isso acontece quando as empresas estão preparadas para atender a demanda que estamos almejando na consolidação da rota da baleia. A construção se dará nos principais eixos estratégicos: Gestão, Infraestrutura, Produtos e Serviços Turísticos, Sustentabilidade e Promoção.”, explica a coordenadora regional do projeto pelo Sebrae, Juliana Ghizzo.

As etapas do plano de marketing incluem o diagnóstico da situação atual, elaboração de estratégias e plano de ações. “Queremos validar o plano em novembro e já apresenta-lo numa feira de turismo que envolve toda a América Latina”, destacou a consultora do Sebrae Nacional, Tânia Brizolla.

Atualmente, a região tem os recursos naturais disponíveis e a presença das baleias, que deverão ser transformados em produto turístico. “Só então o plano de marketing começa. Temos que estruturar esse recurso natural, através da criação de infraestrutura do entorno”, explica a consultora em marketing turístico, Márcia Godinho.

Mais outros dois workshops ainda serão realizados para finalizar o Plano de Marketing.

Saiba mais:

A Rota da Baleia Franca foi viabilizada por meio de um convênio entre o Sebrae Nacional, que aportou R$ 2,4 milhões, e o Governo do Estado, responsável pela contrapartida de R$ 445 mil.

As baleias francas:

Oficialmente, o período de permanência das baleias francas no litoral sul catarinense começa em julho e segue até novembro. Setembro é considerado o auge. Essa é a época em que procuram as águas calmas e mais quentes para acasalar, parir e amamentar seus filhotes.

Os mamíferos que acasalaram no ano passado estão retornando para procriar. De acordo com o Projeto Baleia Franca, o período estimado de gestação é de 12 meses. Enquanto permanecem nesta região as baleias adultas não se alimentam.

Desde 1987, são 670 baleias-franca catalogadas pelo projeto.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Laguna

 

[soliloquy id=”141857″]