Turismo

Rota da Baleia Franca: trabalhadores são capacitados para informar melhor os turistas

Capacitação do Instituto Baleia Franca e Sebrae/SC explica tudo sobre o mamífero e outros atrativos da Rota.

Fotos: Divulgação

Os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba possuem cerca de 150 empresas inseridas no projeto Rota da Baleia Franca (RBF). O objetivo é aproximar estes negócios dos turistas, no entanto, muitos empresários e funcionários não sabem que espécie de baleia vem para o Litoral Sul e o que ela faz na região. Pensando nisto, o Instituto Baleia Franca (IBF), com apoio do Sebrae/SC, está capacitando pessoas que fazem parte da Rota.

A capacitação iniciou em junho, segue até agosto e não é voltada para empresários, mas sim, aos trabalhadores de hotéis, pousadas, restaurantes e lojas, além de microempreendedores. “A intenção é deixar informado aquele funcionário que tem contato direto com o visitante, como um recepcionista de hotel, o garçom de um restaurante, um vendedor. São eles que os turistas questionam quando têm alguma dúvida”, destaca a gestora da Rota da Baleia Franca, idealizada pelo Sebrae/SC, Juliana Baldessar Ghizzo.

Foto: Divulgação

E as dúvidas não ficam apenas em torno da baleia, por isto, na capacitação os participantes também aprendem sobre outras espécies presentes no Litoral Sul, como a baleia jubarte e o boto, além de conhecerem pontos turísticos e opções de atividades nas três cidades da Rota. Membros do IBF entraram em contato com as empresas e estão agendando as capacitações (mais informações através do telefone (48) 98402.7691).

“O visitante vem para ver a baleia, mas tem muito mais em torno disto. Ele pode avistar a baleia em Imbituba de manhã e conhecer o Centro Histórico de Laguna na parte da tarde, por exemplo. Então é fundamental que as pessoas saibam informar corretamente os atrativos que temos na região, o que era bastante falho antes das capacitações”, afirma a bióloga do IBF, Milene Novais.

A temporada de avistamento da baleia franca é de junho a novembro e os primeiros animais deste ano já foram vistos De olho nos turistas que também chegam nesta época, o Hotel Atlântico Sul, de Laguna, foi uma das empresas que já participou da capacitação.

O recepcionista do empreendimento, Erik Cancelier dos Santos, conta que “não é todo dia que a baleia aparece, então é importante saber explicar aos visitantes as outras opções de turismo da Rota, já que são várias”. Além de Erik, o gerente do hotel também esteve na capacitação e o conhecimento está sendo repassado para outros funcionários.

Certificado de Excelência

Foto: Divulgação

Todo fim de ano, o Sebrae/SC entrega um Certificado de Excelência da Rota da Baleia Franca para as empresas que cumprem uma série de requisitos. Em 2017, um dos critérios é que, pelo menos 30% da mão de obra de cada empresa participe da capacitação do IBF. Se o negócio possui um trabalhador, é importante que este único funcionário seja capacitado se a empresa deseja obter o Certificado.

“A baleia franca movimenta muito a nossa economia, desde anos atrás, quando era permitido caçá-la, até hoje, com o turismo de observação. Os empresários devem reconhecer isto e dedicar um tempinho dos seus funcionários para a capacitação”, ressalta Juliana.

Cartilha infantil

Além dos adultos, o Instituto Baleia Franca e o Sebrae/SC também levam conhecimento para as crianças. Está em fase final de aprovação uma cartilha educativa que, de forma didática e divertida, explica o que é a baleia franca – ou quem, já que, na versão infantil, ela recebeu o nome de Fran – e tudo o que engloba o meio dela, como alimentação, reprodução, migração, entre outras informações. O livro é para colorir, tem várias atividades e deve ser distribuído em hotéis, restaurantes, pontos turísticos e até nas escolas inseridas na Rota.

Colaboração: Vanessa Amando | Partner NBCom

Notícias Relacionadas

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.

Comodidade e economia: empresa de Orleans oferece serviço “delivery” no comércio de baterias

Há 46 anos, VR Baterias atende toda linha automotiva, agrícola e de transporte de cargas com economia de até 30% na compra de baterias Helux, marca própria.

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Sorteio de R$ 30 mil em dinheiro aumenta procura por compras no Feirão Roluza

Mais de 100 mil cupons já foram preenchidos por clientes que participam da promoção Natal Premiado. Sorteio acontece no domingo (24).