Geral

Rotativo e Natal Luz em pauta na CDL

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara recebeu na tarde dessa terça-feira (3) o prefeito Murialdo, Gastaldon, o vice Sandro Giassi Serafin e secretários municipais para o debate quanto à criação do estacionamento rotativo e o planejamento do Natal Luz.

Na ocasião foi salientada a reivindicação antiga dos comerciantes quanto à criação de um sistema de estacionamento que viabilize maior movimento na área central de Içara. “Com a atual situação do trânsito no centro da cidade, não há outra alternativa”, destacou o presidente da CDL, Paulo Brigido. “Existe um grande problema de mobilidade, que não é somente de Içara, mais que nós estamos trabalhando para solucionar. Esta sendo finalizada a criação de um importante programa que contemplará toda cidade, com foco também no estacionamento rotativo”, revelou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.

“Somente na travessia sobre o trilho na Rua Vitória, são 24 mil veículos transitando das 7h às 19h, isto representa 1/3 do movimento diário na cidade. Grande parte destes veículos são de trabalhadores da região central que acabam estacionando o carro em uma das 800 vagas disponíveis. Com este sistema, ações desta natureza serão coibidas, além de oferecer serviços de segurança e informações. Através de um dispositivo eletrônico, os condutores serão informados, via GPS, ou pelo aplicativo no celular, qualquer movimento do veículo e as vagas disponíveis”, explicou o prefeito Murialdo Gastaldon.

“Aguardamos a definição da área de zoneamento que tramita na Câmara de Vereadores”, informou o Diretor do Núcleo de Transporte e Circulação (NTC), Joacir Domingos Pereira.

Natal Luz

Responsável pela iluminação natalina de três praças e das duas principais vias da cidade, a Prefeitura de Içara também estará presente na realização do Natal Luz através de apresentações artísticas e culturais. “Nossas oficinas da Casa da Cultura estão se preparando para as atividades de dezembro”, garantiu a presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski, completando: “ A pedido da CDL, entramos em contato com o grupo Doutores da Paz que pretende realizar o Presépio Vico, com apresentações diárias até o dia do nascimento do menino Jesus, uma evolução emocionante que irá atrair ainda mais às famílias”.

Para o presidente da CDL é fundamental resgatar o verdadeiro valor do Natal. “Observamos muito Papai Noel e pouco menino Jesus”, revela Brigido. Para o pároco Antônio Vander, é importante a realização de um show religioso. “Nada mais justo do que realizarmos uma parceria e trazermos para praça da matriz um grande show gratuito que reúna a cidade”, opinou Antônio Vander. “Precisamos ter um foco religioso. O que mais queremos é que o comércio vá bem”, completa.

Colaboração: Diego dos Santos/Comunicação PMI