Turismo

Roteiro Serramar: proposta é integrar os municípios

Foto: Divulgação

Integrar municípios, instituições, governo e setor privado para o fomento e a promoção do desenvolvimento sustentável das regiões e localidades envolvidas do Planalto Serrano ao Litoral.

Este é o objetivo do Roteiro Turístico Serramar, idealizado pela Acit (Associação Empresarial de Tubarão) em parceria com a Adram (Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional), que busca a construção de uma rota turística que una os dois principais atrativos naturais do Estado de Santa Catarina: a neve e o frio da Serra catarinense com as praias do litoral.

A proposta envolve ainda em seu percurso as festas regionais das culturas imigratórias de origem alemã, italiana e açoriana, incluindo também atrativos naturais e culturais permeados por um vínculo histórico que abarca desde a colonização portuguesa às guerras da independência.

A concepção da proposta se sustenta na visão de gestão de governança, ou seja, implementação de ações pautadas na cooperação e no estímulo às parcerias que buscam agregar energias para mobilizar a sociedade, por melhores condições de vida e de convívio social, com respeito ao ambiente e à sustentabilidade. Esta visão já vem sendo trabalhada pelas associações de municípios envolvidas.

“Esta é uma proposta de consolidação da integração das regiões turísticas Encantos do Sul e Serra catarinense, através da construção de um roteiro com uma identidade própria: O Roteiro Serramar”, afirma o presidente da Acit e entusiasta do projeto, Murilo Bortoluzzi.

Associações engajadas

O espaço geográfico do Serramar congrega as Associações de Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da região de Laguna (Amurel) e da Região Serrana (Amures). Estas associações estão delegando a competência pela implantação e gestão deste projeto, através do proponente Adram, que deverá executar a proposta com parceiros locais (Conselho Regional de Turismo “Encantos do Sul” e “Caminho dos Cânions”). Isso inclui os serviços de consultoria para avaliações da viabilidade técnica, econômica e social do projeto, estudo dos impactos ambientais e sociais, assim como um plano estratégico de execução.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Estacionamento e obra parada são alvos de protesto em Laguna

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Senador garante R$ 40 milhões e obras da Serra da Rocinha não sofrem ameaça

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.