Saúde

Sábado é dia de prevenção na Praça Nereu Ramos, em Criciúma

No Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, Associação Catarinense promove dia de conscientização sobre doenças intestinais.

Foto: Divulgação

A Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina – DIISC, promove, na manhã deste sábado (19), na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, o Dia de Conscientização das Doenças Inflamatórias Intestinais, a partir das 9h.

O objetivo é chamar a atenção para as doenças que ainda são pouco conhecidas da população e que vêm crescendo nos últimos anos.

“Será um dia para conversar com a população, vamos entregar panfletos explicando sobre as doenças, vamos ter médicos para esclarecer dúvidas, além de acadêmicos de cursos de Saúde da Unesc, um técnico explicando quais os exames são necessários para o diagnóstico e para o tratamento”, explica a coordenadora regional do DIISC, Marina Amboni.

De acordo com o coloproctologista, Dr. Humberto Marten Teixeira, o número de diagnósticos aumenta a cada ano. “Existem áreas do país como o Sul e Sudeste que apresentam mais casos, alguns fatores podem ter ligação. A ocidentalização da alimentação, a grande ingestão de alimentos processados e embutidos, um saneamento básico de regular para bom, pessoas sem contato com verminoses, tudo isso remete a condições parecidas com países de primeiro mundo, onde temos alta incidência de Doença de Crohn e Retocolite”, conta.

A ação na Praça será das 9h as 12h30 e terá a participação de acadêmicos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da Unesc, um técnico do Laboratório Búrigo, explicando sobre os exames que são feitos e para que servem, médicos da Clinigastro e ainda será sorteada uma cesta de produtos Di Venezza.

Colaboração: Lucas Jorge

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Vereadora Mirele Debiasi lança projeto “Mulher de Atitude”, em Orleans

Primeira edição do evento idealizado pela vereadora ocorreu na comunidade de Furninhas, com palestra do médico Richard Coan Cardoso.

Médica neurologista do Hospital São José alerta sobre os cuidados com a meningite

Sancionada lei que institui semana voltada à Lei Maria da Penha nas escolas de Siderópolis