Geral

Sabor singular faz erva-mate do Norte de SC ganhar selo de Indicação Geográfica

Registro dá reputação e valor ao produto, além de destacá-lo no mercado

Foto: Epagri/Divulgação

O sabor singular da erva-mate do Planalto Norte de Santa Catarina rendeu ao produto a Indicação Geográfica (IG) na categoria Denominação de Origem. O selo é dado a itens ou serviços que são característicos do local de origem, o que lhes atribui reputação, valor, e identidade própria, além de dar destaque no mercado.

​Gilberto Neppel, engenheiro-agrônomo, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Canoinhas e gestor do projeto de certificação da erva-mate do Planalto Norte, explica que a erva da região se difere, principalmente, pelo modo de produção, já que é uma planta nativa, produzida sob a sombra de araucárias e outras árvores da vegetação local.

Este sombreamento, segundo Neppel, tem papel fundamental durante o inverno, formando uma barreira contra as perdas de radiação e os ventos, por exemplo,
e contribui para a conservação de calor no solo e no ar, e mantendo a umidade necessária aos ervais. Esta área de cultivo é chamada pelos produtores de caíva.

O agrônomo lembra que, além de preservar um “saber-fazer” de gerações dos povos indígenas, dos caboclos, dos tropeiros e de imigrantes europeus, a produção em área caíva também é mais sustentável, uma vez que há pouca intervenção humana no ambiente. Além disso, o cultivo é feito sem a presença de espécies exóticas e sem o uso de agrotóxicos.

O resultado desta combinação é uma erva-mate mais doce e menos amarga quando comparada às amostras das outras regiões. Ela também possui folhas mais verdes, pela maior presença de clorofila e maior teor de cafeína.

– Este registro comunica ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência, que é o caso da nossa erva-mate – destaca Neppel.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Técnico do Ministério da Agricultura faz auditoria orientativa na região

Siderópolis recebe primeiro selo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Selo de Adesão é a primeira de cinco etapas que exigem uma série de atividades do município

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Eles passarão a ganhar R$ 2.424,00

SESI inicia aulas de robótica de alto desempenho em parceria com o município de Criciúma

Cerca de 20 alunos, de 14 escolas municipais, estão participando da oficina