Geral

Safra do melão supera as expectativas no Sul

Clima seco favorece o desenvolvimento da fruta e impulsiona o aumento da produção.

Divulgação

Um fruto rico em nutrientes e que faz sucesso nesta estação do ano: o melão. Esta é a época dedicada ao cultivo da fruta, originária da África e Ásia, que possui pelo menos oito variedades, mas todas com as mesmas características: casca espessa, polpa carnosa, suculenta e cheia de sabor. Nesta safra, que iniciou no dia 1º de dezembro e segue até o fim de fevereiro, o clima seco foi preponderante para que a plantação superasse as expectativas.

“Esse foi um ano que o tempo foi seco, e aí com a irrigação o melão desenvolveu lentamente, mas com muita qualidade de sabor. O fruto está divino. Não é aquele melão aguado, que você come e depois não quer comer mais, pelo contrário, você quer ainda mais, de tão doce e saboroso que ele está”, explica o agricultor e produtor do melão há mais de 20 anos, Natal Daros, o Alemão.

Com a ajuda do filho Luiz Felipe, de apenas 11 anos, o agricultor plantou cerca de dois mil pés nesta safra, divididos em aproximadamente 1,5 hectares de plantação. “A produção vai dar em torno de oito a dez toneladas. Já faz 12 dias que eu estou colhendo, já colhi de seis a sete toneladas. Agora já está na reta final, mas depois tem a terceira arremessa, essa é a segunda, a terceira é para final de janeiro”, acrescenta Alemão. Com duas décadas dedicadas ao cultivo da fruta, o produtor, todos os anos, retira as sementes dos maiores e melhores melões para guardar para a safra seguinte.

Tempo seco favorece o cultivo

Para algumas culturas, a estiagem trouxe prejuízos. Já para o melão, o clima favoreceu e rendeu bons frutos na plantação. “Essa é uma das frutas que mais gosta do clima seco, se der chuva ela fica frágil, aguado, fácil de estragar. Assim, ela desenvolveu lentamente, mas com muita qualidade. A produção foi muito boa, show de bola”, acrescenta Alemão.

Variedades da fruta

A variedade mais comum e consumida no Brasil é a do melão amarelo. Porém, o consumo do tipo Harper – com casca esverdeada e leves linhas brancas, tem aumentado no mercado nacional. “Nós plantamos o legítimo melão caipira, o tradicional caipira, o verdadeiro melão gaúcho, que eles dizem. Por isso, todo o ano eu tiro a semente e faço o esquema para produzir o fruto maior”, explica o produtor.

Quanto ao uso de agrotóxicos, Alemão afirma que o melão cultivado na sua propriedade tem menos 70% de uso de produtos químicos do que alguns frutos encontrados nos supermercados. “O tempo seco evitou bastante o agrotóxicos, não precisamos usar tanto como quando chove toda semana. Além disso, economizamos. E quem for consumir, vai comer um fruto bom e de qualidade”, enfatiza.

Além da cor amarela que chama atenção nas prateleiras, o tamanho dos melões também não fica para trás. Em média, os frutos produzidos por Alemão atingem o peso entre nove e dez quilos. “Esse ano já tirou um fruto de 10.800 kg. Quanto maior, mais eu vendo. É um fruto que é muito procurado”, finaliza.

Valores comercializados

Alemão produz e comercializa no próprio empreendimento – uma fruteira tradicional localizada na SC-443, que liga Criciúma a Morro da Fumaça. Ali, o melão é vendido a R$ 4 o quilo. Além disso, o produtor também vai ao litoral vender os frutos.

Benefícios do melão para a saúde:

Leve efeito de laxante;
Ajuda na manutenção de um peso saudável;
Fortalece o sistema imunológico;
Facilita a absorção de ferro dos alimentos de origem animal;
Reduz a pressão arterial;
Previne problemas urinários;
Aumenta a saúde da visão;
Melhora a pele;
Regula a menstruação;
Auxilia na circulação e coagulação sanguínea;
Ajuda na digestão;
Hidrata e desintoxica.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.

Último final de semana de 2019 marca o primeiro transplante renal do Sul do Estado

A cirurgia foi realizada no HSJosé em Criciúma, que há um ano se preparava para realização deste tipo de procedimento.