Geral

Saiba como assistir à chuva de meteoros causada pelo cometa Halley em SC

Fenômeno acontece anualmente e, neste ano, tem pico entre os dias 20 e 21 de outubro

Divulgação

Se você gosta de admirar o brilho dos meteoros, fique de olho no céu na madrugada desta quinta-feira (21), quando ocorre o pico da chuva de meteoros orionídeos. O fenômeno, que acontece anualmente, pode ser visto a olho nu em vários lugares, inclusive em Santa Catarina.

A chuva de meteoros orionídeos acontece uma vez por ano, quando a Terra passa exatamente pelo trecho da galáxia em que estão os detritos deixados pelo cometa Halley. Ela tem esse nome porque, da perspectiva do observador na Terra, parece surgir na constelação de Orion.

“O planeta Terra atravessa a trilha de detritos deixados pelo cometa Halley duas vezes ao ano, causando duas chuvas de meteoros distintas. Uma tem pico em maio e é denominada Eta Aquáridas e a outra acontece em novembro, a Orionidas”, explica Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Segundo Jocimar, a chuva de meteoros que ocorre nesta semana será muito parecida com a Eta Aquáridas, que foi registrada na estação dele no céu de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Jocimar ressalta que essa segunda chuva anual ocorre entre 26 de setembro e 22 de novembro neste ano. Porém, o pico acontece entre 20 e 21 de outubro, quando é possível ver a chuva em maior quantidade.

Apesar do tempo nublado em várias regiões de Santa Catarina, a expectativa é que seja possível assistir à chuva de meteoros. Para isso, a visão a olho nu já é suficiente, mas é indicado estar em ambientes com menos luminosidade para não comprometer a visualização.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Natal Show da Educação em Braço do Norte é cancelado

A medida se faz necessária para cumprir as Portarias n. 1303/2021 e n. 1305/2021, ambas da Secretaria de Estado da Saúde

Satc lança curso de elétrica para funcionários de cooperativas

Curso, que terá seu início em março de 2022 é destinado a técnicos, engenheiros ou pessoas que interagem em manutenção e construção de redes de energia elétrica

PP de Lauro Müller promoverá Convenção Municipal nesta quinta-feira

O evento ocorrerá a partir das 19h30min, no Balneário Godinho, e contará com a presença de lideranças estaduais.

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Protocolo do governo proíbe eventos com mais de 500 pessoas e que provoquem aglomerações