Geral

Saiba como assistir à chuva de meteoros causada pelo cometa Halley em SC

Fenômeno acontece anualmente e, neste ano, tem pico entre os dias 20 e 21 de outubro

Divulgação

Se você gosta de admirar o brilho dos meteoros, fique de olho no céu na madrugada desta quinta-feira (21), quando ocorre o pico da chuva de meteoros orionídeos. O fenômeno, que acontece anualmente, pode ser visto a olho nu em vários lugares, inclusive em Santa Catarina.

A chuva de meteoros orionídeos acontece uma vez por ano, quando a Terra passa exatamente pelo trecho da galáxia em que estão os detritos deixados pelo cometa Halley. Ela tem esse nome porque, da perspectiva do observador na Terra, parece surgir na constelação de Orion.

“O planeta Terra atravessa a trilha de detritos deixados pelo cometa Halley duas vezes ao ano, causando duas chuvas de meteoros distintas. Uma tem pico em maio e é denominada Eta Aquáridas e a outra acontece em novembro, a Orionidas”, explica Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Segundo Jocimar, a chuva de meteoros que ocorre nesta semana será muito parecida com a Eta Aquáridas, que foi registrada na estação dele no céu de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. Jocimar ressalta que essa segunda chuva anual ocorre entre 26 de setembro e 22 de novembro neste ano. Porém, o pico acontece entre 20 e 21 de outubro, quando é possível ver a chuva em maior quantidade.

Apesar do tempo nublado em várias regiões de Santa Catarina, a expectativa é que seja possível assistir à chuva de meteoros. Para isso, a visão a olho nu já é suficiente, mas é indicado estar em ambientes com menos luminosidade para não comprometer a visualização.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Câmara de Vereadores de Urussanga se manifesta sobre operação

O trabalho policial culminou na prisão do prefeito, dois vereadores e um servidor comissionado

Frente fria ‘arrasa’ SC nas primeiras horas e previsão aponta rajada de ventos de até 75 km/h

A Defesa Civil informou que as chuvas ocorrerão em todas as regiões de Santa Catarina devido à frente fria que chegou pelo extremo Oeste na madrugada desta terça-feira

Adolescentes furtam cartão, comem pizza e são apreendidos em Criciúma

O crime foi registrado na noite dessa segunda-feira, dia 15, na área central do município

BR-101: trecho do Morro dos Cavalos em Palhoça é parcialmente liberado nesta terça-feira

As informações foram confirmadas pela Arteris; a região do Morro dos Cavalos foi bloqueada após o desabamento de terra que ocorreu no sábado