Saúde

Saiba como evitar que o verão arruine seus olhos

Especialista revela cuidados essenciais para enxergar bem.

Foto: Gabriela Silva

Muita gente comemora a chegada do verão, principalmente quem pode desfrutar de férias. Se, por um lado, é uma oportunidade de estar mais ao ar livre, tomar sol, ir à praia ou ao clube, nadar no mar ou na piscina de um hotel, por outro lado é fundamental proteger os olhos. De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, alguns cuidados essenciais podem evitar vários danos à saúde ocular. “Nesta época do ano, ninguém deveria sair de casa sem antes aplicar uma boa camada de filtro solar na pele, além de usar óculos de sol e todo tipo de proteção na cabeça, seja um boné, um lenço ou um chapéu. Isto porque, com as altas temperaturas, a incidência dos raios ultravioleta aumenta e pode causar até mesmo infecções e outras doenças mais graves”.

Na opinião do médico, as alergias são a ocorrência mais frequente. “A elevação da temperatura e da poluição atmosférica faz com que crianças e pessoas mais sensíveis a esses agentes apresentem sintomas como coceira, vermelhidão e sensação de queimação. Neste caso, além de se manter longe do sol nos horários de pico – entre 10h e 16h – é importante se hidratar bem e usar óculos escuros até mesmo na sombra”. Esfregar frequentemente os olhos e com força, segundo o médico, torna a pessoa mais suscetível a alterações da córnea – que vai se tornando mais fina e mais cônica. Ou seja, além de aumentar o astigmatismo (imperfeição no formato da curvatura da córnea), impedindo a luz de entrar homogeneamente e resultando em distorções e borrões na imagem final, essa coceira pode causar ceratocone – com perda acentuada da acuidade visual.

Neves também chama atenção para casos de conjuntivite – doença que se manifesta através de vermelhidão, sensação de pálpebras coladas e lacrimejamento excessivo. “Casos de conjuntivite são muito comuns ao longo do ano todo. Mas quando faz muito frio ou muito calor eles costumam aumentar. No verão, assim como os casos de virose são mais comuns, também aumentam os casos de conjuntivite viral. Essa inflamação geralmente provoca aumento de secreção, acentuada pela irritação. O importante é saber que é uma doença altamente contagiosa e sua propagação se dá por contato físico com pessoas ou objetos de uso comum. Sendo assim, nada de compartilhar camisetas, toalha, roupa de cama, maquiagem, óculos de sol etc. Além disso, é importante estar sempre com as mãos limpas e lavar os olhos várias vezes ao dia com água morna para eliminar a secreção. Se o incômodo continuar, compressas de água gelada também trazem alívio. Mas recomenda-se procurar ajuda médica se o problema persistir”.

A síndrome do olho seco, de acordo com o oftalmologista, é outro problema muito recorrente no verão. Isto porque, com as altas temperaturas, o filme lacrimal evapora mais rapidamente. Quando não tratada, pode evoluir para ulceração da córnea ou até mesmo perda de visão. “O tratamento de olho seco costuma ser individualizado, já que vários podem ser os agravantes da doença. Normalmente, pacientes que enfrentam esse problema têm de fazer uso de lágrimas artificiais ou mesmo de pomadas, em casos mais graves. Ambientes com ar-condicionado – principalmente quando não há manutenção adequada – ou ainda cabines pressurizadas dos aviões também merecem atenção especial, já que contribuem para desestabilizar o filme lacrimal”, diz o especialista. “Além desses cuidados, vale a pena investir numa dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e proteína – peixes, de preferência. Alimentar-se bem é fundamental para manter uma boa saúde e afastar um grande número de doenças. Mais do que isso, vale a pena aproveitar que o ano está só começando e adotar permanentemente hábitos mais saudáveis”.

Colaboração: Comunicação / Dr. Renato Neves

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Domingo será de sol em Santa Catarina

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.