Geral

Salário deve ser pago hoje aos trabalhadores, em Laguna

Apenas urgência e emergência são atendidas. Direção deve pagar os salários atrasados hoje.

Foto: Priscila Loch/Notisul.

Foto: Priscila Loch/Notisul.

Enquanto milhares de famílias comemoravam o Natal neste fim de semana, com a mesa farta e a troca de presentes, muitos colaboradores do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, revezavam-se em mobilização em frente ao estabelecimento. Sem receber o salário do mês de novembro e o 13°, os funcionários não conseguiram realizar a ceia de Natal, muito menos comprar presentes e saldar suas dívidas.

Em protesto ao atraso de pagamento, cerca de 80 servidores dos 150 atuantes do hospital aderiram à greve que iniciou à meia-noite da última sexta-feira. Segundo a presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, a falta de pagamento se deu em função do atraso do repasse federal do Ministério da Saúde: em torno de R$ 500 mil. Ela relata que o valor foi liberado somente na última quinta-feira, e demora de 48 a 72 horas para entrar na conta.

A expectativa é que hoje seja feito o pagamento dos salários aos colaboradores. “Amanhã (hoje), vamos fazer o pagamento dos salários. Já o 13° ficará para janeiro. Não temos como pagar tudo. Infelizmente, esses atrasos ocorreram no fim do ano por parte do governo federal”, lamenta.

Enquanto o valor não é saldado pela direção, os funcionários revezam-se em frente à instituição como forma de protesto. Faixas e cartazes estão expostos na entrada do hospital informando aos pacientes o motivo da paralisação. “Só estamos reivindicando nossos direitos. Alguns foram quase despejados de casa por não pagar o aluguel e muitos ficaram sem ter o que oferecer aos seus filhos no Natal. Esperamos receber o salário e o 13° nesta terça-feira (hoje)”, projeta um técnico de enfermagem do único hospital de Laguna.

Vários atendimentos são prejudicados com a paralisação

A direção do hospital ressalta que a greve foi aderida principalmente por técnicos de enfermagem, funcionários que atuam na recepção e na portaria prejudicando os serviços gerais da instituição. Muitos que procuraram a instituição neste fim de semana voltaram para casa sem atendimento. O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna, mantém somente os atendimentos dos casos de urgência e emergência, bem como os pacientes que já se encontram internados. A presidente do hospital, Regina Ramos dos Santos, relata que apesar da paralisação dos funcionários, cerca de 107 atendimentos de emergência foram realizados no fim de semana de Natal. “Com a mobilização, os enfermeiros e outros trabalhadores ficaram sobrecarregados, porém, a instituição tenta manter os atendimentos”, enfatiza.