Política

Salvaro recorre a advogado que livrou Luiz Henrique e Pavan da cassação

O advogado é José Eduardo Alckimin.

Apesar de afirmar que não está preocupoado com a "Lei Ficha Limpa" e repetir que não corre o risco de ser "abatido" por ela, o prefeito Clésio Salvaro, PSDB, já recorreu a um dos principais advogados do país. O advogado José Eduardo Alckimin, o mesmo que foi contratado para "salvar" da cassação de mandato o ex-governador Luiz Henrique e seu vice, Leonel Pavan.

Alckimin foi contratado quando o julgamento no TSE estava em vias de consumar a cassação dos dois. Só faltava um voto e o ministro que estava votando já havia indicado que iria pela cassação. De repente, um outro ministro pediu vistas do processo, a votação foi suspensa, Luiz Henrique e Pavan trocaram os advogados, colocaram Alckimin no processo e, quando foi retomada a votaçao, os dois foram absolvidos.

Agora, acuado pela ameaça de ser enquadrado na "Lei Ficha Limpa", depois da votação no Supremo Tribunal Federal, o prefeito Salvaro recorreu ao mesmo advogado. Pediu parecer para a sua situação. Tem dito em privado que o parecer foi "positivo" e "tranquilizador".

Mesmo assim, Salvaro tem procurado opiniões de outros advogados, inclusive da região. Contratou o advogado Pericles Prade, um dos mais imnportantes de Santa Catarina, e está se preparando para agir (ou reagir) a partir das possibilidades levantadas.

Por tudo o que ouviu dos advogados, Salvaro deverá registrar sua candidatura a prefeito e recorrer em caso de impugnação.
Dois documentos que estão circulando desde o mês passado serão usados no seu recurso em caso de impugnação. A declaração da Justiça Eleitoral de "nada consta" contra ele e a ficha criminal sem nenhuma pendência.

Adelor Lessa/A Tribuna