Política

Salvaro teria prazo para ser substituído após decisão do TRE

Recurso do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), deverá ser votado pelo TRE nesta terça-feira.

A jornalista política Karina Manarin, publicou hoje em seu Site, notícia na qual fala sobre a expectativa de votação do Recurso do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, para amanhã (28). Conforme a jornalista, a assessoria jurídica de Romanna Remor estuda uma nova tese que pode retirar o tucano da disputa.

Trata-se, segundo o advogado Paulo Fretta Moreira, de novo artigo da Lei da Ficha Limpa, que exclui a necessidade de Decisão Colegiada para que a campanha seja interrompida e haja necessidade de substituição do candidato.

Bastaria uma decisão de Colegiado. O TRE é um colegiado e a partir da decisão, caso seja pelo indeferimento do registro de Salvaro, haveria prazo para substituição sob risco de extinto tal tempo, não houvesse mais a possibilidade de substituição e a conseqüente dissolução da chapa de situação.

São teses sob estudos. A Lei da Ficha Limpa é nova e carente de jurisprudências o que abre o leque para todas as tentativas, de ambos os lados. Sob risco de alguma delas obter êxito.

Saúde em pauta

Karina também aborda em seu Site, o foco da candidata Romanna Remor, voltado para a saúde que está entre as maiores reivindicações da população e é neste ponto que a candidata a prefeita de Criciúma pelo PMDB, tem intensificado suas ações.

Durante a caminhada no fim de semana no Bairro Santa Luzia, Romanna reforçou o Programa “Saúde 10” onde está estabelecido o prazo de dez dias para consulta com especialista através da prefeitura.

Caso isso não seja possível, a secretaria de Saúde deve pagar a consulta com médico particular. Trata-se segundo a candidata de uma Lei Municipal de 2004.Sabedores das dificuldades até mesmo para a contratação de especialistas, a proposta têm gerado controvérsias.

Chamou atenção ontem a posição do médico Marcelo Beirão através de seu Facebook, contestando as palavras da candidata.”Acho que estão nos achando um pouquinho imbecis ou velhinhas de Taubaté”, enfatiza Beirão.

A julgar pelas palavras de alguém que entende da área de saúde, há a necessidade de a candidata explicar a fundo sua ideia. Convencer os eleitores de que de fato a promessa vai ser cumprida é uma outra etapa.