Geral

SAMU de Lauro Müller, alerta para as formas corretas de pedir atendimento

Técnicos do serviço advertem a população para os tipos de procedimentos prestados pela unidade do município. Na dúvida, muitos atendimentos acabam não acontecendo.

Divulgação

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), de Lauro Müller, faz alerta para a população para que atentem ao tipo de ocorrência antes de acionar o atendimento. Em muitos casos, o serviço é chamado para atender demandas que são do Corpo de Bombeiros ou das polícias, sobrecarregando os técnicos e equipamentos ou deixando de prestar socorro em situações de real necessidade.

O problema está na falta de informações, o que leva as pessoas – em situação de nervosismo – a acionarem o SAMU para atendimentos que são de outros serviços. O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Já na triagem por telefone, o atendimento da Central faz um check list de sintomas, orientando a vítima ou pessoas que estão próximas delas, a tomar providências que, em muitas situações, descartam a necessidade de atendimento ou transporte.

Segundo informações da unidade do SAMU em Lauro Müller, a principal dúvida nas demandas de atendimento está na relação de serviços prestadas pelos Bombeiros Militares. O atendimento dos bombeiros está direcionada para o combate a incêndios, acidentes de trânsito com vítimas, agressões ou ferimentos com traumas, choques elétricos, engasgamentos, pessoas inconscientes, pessoas perdidas na mata, salvamento aquático, desabamentos e deslizamentos, enchentes, animais que oferecem risco iminente, acidente com produtos perigosos, vazamento de gás, resgate em altura ou espaço confinado e tentativas de suicídios.

Já o SAMU atende à situações em que a pessoa apresente dores no peito de aparecimento súbito, situação de intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte, problemas respiratórios graves, crises convulsivas, acidentes graves, perda de consciência e sangramentos/hemorragias. O SAMU funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de ambulância por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação. O Corpo de Bombeiros é acionado pelo número “193”.

Outra informação importante é que o SAMU não faz atendimento a pacientes nas unidades, diretamente às pessoas. É preciso sempre solicitar o auxílio dos técnicos do serviço em Lauro Müller via chamada telefônica. O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Morador de Lauro Müller é baleado durante assalto a ônibus de comerciantes na BR-101; Veja vídeos