Geral

Sancionada lei que suspende temporariamente protesto em cartórios de quem tem dívida ativa com o Estado

O projeto de lei é de autoria do deputado Ulisses Gabriel.

Divulgação/Secom

O governador Carlos Moisés sancionou uma lei voltada ao enfrentamento da crise econômica provocada pelo novo coronavírus. A norma prevê a suspensão temporária do envio de protestos extrajudiciais de quem tem débito inscrito em dívida ativa, tributária ou não, em Santa Catarina. A suspensão vale pelo período de 90 dias, a contar da data da publicação no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira, 14.

“Medidas como essa ajudam a amenizar os efeitos econômicos gerados pela pandemia de coronavírus em Santa Catarina. A lei vai garantir que aqueles que não conseguiram pagar os tributos estaduais em dia e tiveram o débito inscrito em dívida ativa não serão protestados nesse período de crise e, assim, não correrão o risco de ficar com o CPF ou CPNJ nos cadastros de inadimplentes por essa razão”, afirmou Carlos Moisés.

O protesto de dívida ativa em cartório foi adotado pelo Estado em 2015 como uma forma de diminuir a judicialização da cobrança de tributos não pagos por ser um instrumento mais rápido e menos oneroso de recuperação dos créditos. Desde então, certidões de dívida ativa vinham sendo encaminhadas pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para protesto em tabelionatos.

No entanto, desde o dia 13 de março, em razão da suspensão dos prazos dos cartórios extrajudiciais, da inviabilidade da prática de atos de notificação e das medidas de distanciamento social determinadas pelo Governo do Estado, a PGE interrompeu temporariamente o envio de protestos para cartórios.

A medida fica agora formalizada com a sanção da lei 17.929/2020, que suspende o prazo inicialmente por 90 dias, podendo ser prorrogado enquanto durar a situação de calamidade pública no Estado. O projeto de lei é de autoria do deputado Ulisses Gabriel.

Notícias Relacionadas

Dia do Mineiro: lei homenageia trabalhadores que fazem parte da história de Lauro Müller

Data reconhece a importância da mineração e dos trabalhadores que ajudaram a construir o município.

O que os candidatos ao Governo de SC propõem para o Sul do Estado

Planos de Jorginho Mello, João Rodrigues e Gelson Merisio trazem propostas para infraestrutura, saúde e desenvolvimento regional.

Estado é condenado por danos após deslizamento em escola de Gravatal

Decisão do TJSC reconheceu responsabilidade concorrente e determinou pagamento de metade dos prejuízos, além de obras de contenção e drenagem.

Santa Catarina sanciona lei que cria a Biblioteca Digital Catarinense

Plataforma gratuita reunirá livros, materiais didáticos, audiolivros, artigos, periódicos e outros conteúdos culturais e educacionais.