Mais uma vez, a geada e o frio intenso deram o tom da quarta-feira (2) em Santa Catarina; até as 6h, a menor temperatura do estado foi registrada na Serra catarinense

Foto: Wagner Urbano
A quarta-feira (2) começou congelante em Santa Catarina, com a geada novamente cobrindo os campos, especialmente na Serra. A menor temperatura registrada até as 6h foi de -8°C nos Caminhos da Neve, em São Joaquim.
Em Urupema, os termômetros marcaram -7°C no Parque de Exposições, mas a sensação térmica foi ainda mais extrema: -17°C, de acordo com a Epagri/Ciram.
Confira as menores temperaturas do estado
São Joaquim: -8°C
Urupema: -7°C
Urubici: -6°C
Painel: -4°C
Rio Rufino: -4°C
Frio intenso em Santa Catarina
O estado enfrenta uma intensa onda de frio nesta semana, com temperaturas que podem chegar a até -10ºC nas áreas mais altas da Serra nesta quarta-feira (2). A previsão é de geada generalizada e máximas que não devem passar dos 14°C em boa parte do estado.
Segundo o engenheiro agrônomo com especialização em meteorologia, Ronaldo Coutinho, que monitora o clima na Serra catarinense, o frio já atingia -7°C na madrugada desta terça-feira (1º), com expectativa de mínimas entre -8°C e -11°C nas próximas madrugadas. “Está tudo congelado. O frio vai seguir até pelo menos a próxima terça-feira (9)”, destacou.
Conforme a Epagri/Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a massa de ar polar que cobre o estado é uma das mais intensas do ano. A previsão para quarta-feira (2) indica mínimas negativas no Planalto Sul, entre -6°C e -8°C, e até 0°C em outras regiões, com geada em diversas áreas do estado.
Onda de frio segue até o fim de semana
Na quinta-feira (3), a onda de frio perde força gradativamente, com mínimas entre 0°C e 4°C no Oeste, Meio-Oeste e Serra. No entanto, ainda há condição de geada nas primeiras horas do dia. As máximas sobem um pouco, alcançando até 18°C em algumas cidades.
Na Grande Florianópolis e no litoral, as temperaturas devem ficar entre 4°C e 8°C nas madrugadas, com possibilidade de geada em pontos altos da região serrana da capital. O frio úmido também atinge o Vale do Itajaí, que pode ter chuva leve e frio intenso até sexta-feira (5).
Com informações do ND+