Saúde

Santa Catarina confirma 983 casos

Foto: Victor Schneider/Secom Itajaí

Foto: Victor Schneider/Secom Itajaí

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira que, de 1º de janeiro a 1º de abril, foram confirmados 983 casos de dengue em Santa Catarina. Do total, 787 são autóctones (transmissão dentro do Estado), 55 importados (transmissão fora do Estado), um caso indeterminado (não é possível determinar o local provável de infecção) e 140 estão em investigação para definir o lugar de transmissão. Outros 2.221 casos foram descartados por apresentarem resultado laboratorial negativo para dengue. 

Os 787 casos autóctones foram transmitidos em Itajaí. Os dados até o momento apontam que o pico da transmissão ocorreu na semana de 8 a 14 de fevereiro com 124 casos. O município apresenta uma taxa de incidência (total de casos novos na população) de 390 casos por 100 mil habitantes, o que caracteriza epidemia. A transmissão em Itajaí continua concentrada nos bairros São Vicente e Cordeiros. Mesmo assim, o Estado permanece em alerta, já que existe o risco de transmissão em outros municípios de Santa Catarina se as ações forem descontinuadas. 

Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 3.276 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Os municípios de Balneário Camboriú, Chapecó, Coronel Freitas, Guarujá do Sul, Guatambu, Itajaí, Itapema, Joinville, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Miguel do Oeste, Serra Alta, Xanxerê e Xaxim são considerados infestados pelo mosquito, definição realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.