Esporte

Santa Catarina é destaque no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar

Com o apoio do Fort Atacadista, a equipe catarinense conquistou 19 medalhas em Minas Gerais

Foto: Divulgação

Entre os dias 13 e 15 de outubro, a capital mineira foi palco de uma emocionante competição, com o Campeonato de Xadrez Escolar, que reuniu 458 jovens talentos de todo o país. O evento organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) foi realizado no Colégio Militar de Belo Horizonte e contou com atletas com idade entre 5 e 17 anos.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Santa Catarina foi destaque na competição com 19 atletas entre os melhores colocados. Ao todo, a equipe catarinense conquistou 10 medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze, tornando-se o segundo estado com o maior número de medalhas, um resultado extraordinário e inédito para a delegação.

No total, 77 atletas catarinenses participaram do torneio, que contou com o incentivo do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, companhia catarinense que em 2023 firmou parceria com a FCX – Federação Catarinense de Xadrez, tornando-se o patrocinador oficial das competições organizadas pela entidade.

De acordo com o presidente da FCX, Marlon Rahn, com o apoio do Fort Atacadista já foram realizadas 10 etapas do circuito catarinense de xadrez rápido em diversas regiões do estado. Também foram confeccionados novos uniformes para os atletas e equipe de arbitragem, e tabuleiros que além de serem usados nas competições do estado também foram distribuídos aos clubes.

“O apoio do Fort Atacadista é fundamental para nós, pois para um atleta de xadrez, além do treinamento, participar de competições e conseguir grandes conquistas em eventos nacionais é muito importante. O Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar é a maior competição escolar a nível nacional e muitos atletas conseguem pleitear uma bolsa de estudos em suas escolas ou municípios após obterem uma colocação nesse evento”, destaca Fabiola Campagnolo, vice-presidente da Federação Catarinense de Xadrez.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Confira todos os atletas catarinenses que se destacaram na competição:

Sub 06

1ª Sarah Ebel Lima

Sub 07

1ª Manuela Mahara Buchweitz Nogueira

Sub 08

2º Julia, De Maman

Sub 09

1º Maria Eduarda Mazzaroppi, Lisboa

Sub 10

2º Maria Vitoria, Baratieri

Sub 11

2º Nathalia, Kruger

3º Paola de Oliveira, Cunha

Sub 12

2º Luiza Lessing, Vieira

Sub 13

1º Mariana Nara Santana da Costa

2º Fernanda Cabreira Ramos

Sub15

3º Laura Alves Jurado

Sub 16

2º Isadora Cristina Vicente Feller

Sub 18

1º Clarice Soares Leite Flores

Sub 05

1º Gabriel Goecks, Florencio

Sub 06

3º Benjamin Mato, Flores

Sub 09

1º Kim Paul Mariani

Sub 11

2º Lucas Bauler, Waterkemper

Sub 13

1º Lucas Jurk, Deretti

Sub 18

1º Gustavo Warmling, Kayser

Notícias Relacionadas

Rodovias, ferrovias e portos: como a logística, apesar dos desafios, impulsiona a economia de SC

Entidades defendem a aprimoramento e otimização das estruturas de transportes no estado. Setor produtivo estima necessidade de R$ 20,3 bilhões até 2027.

Gaúcha é internada em estado grave após cair de bicicleta e bater cabeça em curva de estrada em SC

Acidente aconteceu quando a mulher caiu em uma curva e bateu a cabeça. Vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.

Cozinheiro esfaqueado em ponto de ônibus de SC perdeu movimentos da perna, diz polícia

Suspeito pelo crime foi preso na terça-feira, mais de um mês após o crime

SC tem crescimento na exportação de carne suína em 2024 e segue na liderança do setor no país

Exportações cresceram 2,7% em maio no Brasil, e China continua sendo principal importador do produto