Geral

Santa Catarina é o estado que mais avança em transparência sobre Covid-19

De acordo com o ranking da Open Knowledge Foundation - Brasil (OKBR), o Governo do Estado saltou de 48 para 88 pontos na contagem, alcançando um nível considerado alto de transparência e assumindo a quinta melhor pontuação do Brasil.

Divulgação/Secom

Santa Catarina foi o estado que mais avançou em relação à transparência nas ações de enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o ranking da Open Knowledge Foundation – Brasil (OKBR), o Governo do Estado saltou de 48 para 88 pontos na contagem, alcançando um nível considerado alto de transparência e assumindo a quinta melhor pontuação do Brasil. Na última semana o governo disponibilizou ao público a base de microdados com informações sobre casos confirmados de Covid-19.

Outro ponto destacado pela OKBR é a confiabilidade dos dados catarinenses, visto que não há divergências entre as diferentes fontes de informação disponibilizadas pelo Governo do Estado. Para o governador Carlos Moisés, o avanço de Santa Catarina nesse sentido demonstra o compromisso com a transparência. “É direito do cidadão de ter acesso ao panorama real da situação no estado. Além de abrir os dados relacionados aos casos, também prestamos contas à sociedade de informações relacionadas às despesas públicas e contratações referentes ao combate à pandemia”, explica.

O empenho para garantir a transparência envolve diversos órgãos de governo que integram o Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados (NIID), como a Secretaria de Estado da Administração, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Saúde, Ciasc e Secretaria Executiva de Comunicação. O trabalho também envolve o time de voluntários do Social Good Brasil (SGB), seguindo as recomendações da própria Open Knowledge Foundation.

O Banco de Casos disponibilizado nesta semana congrega informações de vários sistemas de saúde. Cada caso foi anonimizado, ou seja, a identificação de cada paciente permanece em sigilo. São muitas as variáveis que diferem os casos: idade, sexo, município, se está ativo, recuperado, se veio a óbito, a data de início dos sintomas, se apresentava comorbidades e ainda o tipo de teste que foi realizado.

Nessa quinta-feira, 21, Santa Catarina também ficou entre os 10 estados mais transparentes no ranking da Transparência Internacional, que avalia a disponibilização de informações relacionadas a despesas públicas e contratações emergenciais.

Desde abril, o governo catarinense disponibiliza o acesso a informações sobre enfrentamento ao novo coronavírus pelo portal www.coronavirus.sc.gov.br. Por meio desta plataforma, é possível encontrar informações sobre compras e gastos públicos de insumos para enfrentamento, controle da propagação da doença em território catarinense até dados sobre ocupações de leitos hospitalares.

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.