Geral

Santa Catarina é um dos estados que mais se morre por causa do cigarro

Capivari de Baixo, Balneário Arroio do Silva e Garopaba figuram no relatório divulgado pela CNM

Santa Catarina é um dos estados do país que apresenta o maior  índice de mortalidade por uso do cigarro. O estado catarinense é o terceiro na lista dos 50 municípios com maiores taxas de mortalidade, depois de Rio Grande do Sul e Mina Gereais, primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Os dados foram divulgados neste domingo (5) pela Confederação  Nacional de Municípios – CNM, que faz um balanço de óbitos causados pelo uso de substâncias psicotrópicas no Brasil. Segundo o estudo, foram registrados no país 4.625 mortes no período de 2006 a 2010. Em Santa Catarina foram 221 óbitos. Esta é a segunda causa de óbitos no país causados pelo uso de substâncias psicotrópicas.

O uso de mais de uma substância ao mesmo tempo e a cocaína também estão na lista do estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios. No total, foram 834 mortes no país. Enquanto em Santa Catarina foram 38.  Cidades da região como, Ouro, Garopaba, Três Barras, Balneário Arroio do Silva e Capivari de Baixo, figuram nesta relação. 

O estudo

O estudo realizado pela CNM usa os números computados pelo DATASUS do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A análise levou em conta causa da morte e local de residência. O SIM é a única referência no Brasil sobre a mortalidade. Os dados coletados pelas Secretarias Municipais de Saúde são consolidados pelas Secretarias Estaduais de Saúde e, posteriormente, remetidas à Coordenação Geral de Análise de Informações em Saúde (CGAIS).