Geral

Santa Catarina investe em projetos de nutrição escolar

O Dia Nacional da Alimentação nas Escolas é comemorado neste 21 de outubro.

Divulgação

O Dia Nacional da Alimentação nas Escolas é comemorado neste 21 de outubro. Em Santa Catarina, a data é marcada pela importância de se chamar a atenção e conscientizar – tanto os alunos quanto pais e professores – sobre os benefícios de hábitos saudáveis também no lanche da escola. A Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com as empresas contratadas Nutriplus e Risotolândia, especializadas em alimentação escolar, desenvolve em toda a rede estadual de ensino projetos para introduzir opções saudáveis na dieta dos estudantes, além de lidar com questões como obesidade, desnutrição e maus hábitos alimentares.

“Tanto a falta de comida quanto o excesso, podem interferir no rendimento escolar das crianças, que precisam estar bem alimentadas para compreender adequadamente o conteúdo ensinado pelos professores”, avalia o Nutricionista e coordenador da Nutriplus em SC, Guilherme Barbieri.

Segundo a gerente de alimentação escolar da SED, Osanilda da Silva Melo Nascimento, Santa Catarina tem se preocupado em oferecer prioritariamente alimentos menos processados aos escolares, com o intuito de formar hábitos alimentares mais saudáveis.

A nutricionista Renata Maluly, da Risotolândia, destaca que o equilíbrio entre os nutrientes é essencial para a fase escolar, quando crianças e adolescentes gastam energia e devem repor de forma balanceada para garantir a disposição para a rotina de aulas e brincadeiras. “Nossos profissionais seguem o cardápio elaborado por nutricionista especializada do Estado, preparando refeições que atendem às necessidades diárias dos estudantes. Algumas vezes essa é a principal, se não a única, refeição do dia para alguns alunos”, relata.

Além de preparar e servir as refeições nas escolas, as empresas são responsáveis por preparar as dietas especiais, repassadas pela equipe da SED. Assim, estudantes com diabetes, intolerância a glúten ou lactose, entre outras necessidades específicas, recebem refeições adequadas às restrições alimentares que apresentam.

Outra função assumida por nutricionistas em conjunto com a unidade escolar é a de ensinar aos estudantes a importância dos alimentos saudáveis. Por meio de campanhas e projetos educacionais, as equipes trabalham a conscientização e o engajamento das crianças em prol de uma alimentação rica em sabor e em nutrientes. As atividades geralmente ocorrem durante o intervalo das aulas com sessões interativas. Durante o atual semestre letivo, o tema da obesidade tem sido debatido com estudantes de mais de mil escolas estaduais.

Colaboração: Comunicação DECOM

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Com investimento de R$ 3,9 milhões, Estado entrega unidades de assistência social em Armazém, Rio do Oeste, Lontras e Florianópolis

Cada uma das unidades conta com sala de atendimento familiar, administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília.

Com aperfeiçoamento constante, Associação de Apicultores de Orleans é destaque em Santa Catarina