Saúde

Santa Catarina libera vacinação de trabalhadores industriais

Os funcionários da indústria eram o único grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunizações que ainda não havia iniciado a imunização

Divulgação

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC), decidiu nesta quinta-feira (1º) dar início à vacinação de trabalhadores industriais e encerrar a abertura de novos grupos prioritários.

Os funcionários da indústria eram o único grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunizações que ainda não havia iniciado a imunização. Pelo acordo, as prefeituras devem reservar 30% das doses recebidas para este grupo prioritário e destinar as outras 70% para a cobertura por faixa etária.

A SES chegou a pedir ao Ministério da Saúde uma suplementação de doses para este grupo já que o setor industrial do Estado afirma que há mais do que o dobro de trabalhadores do que o estimado pelo Ministério. Apesar disso, a Secretaria vai trabalhar com o número apontado pelo IBGE, de mais de 300 mil – segundo a Fiesc são mais de 700 mil.

Segundo membros da SES, a pasta estima que mais de 30% deste grupo prioritário já tenha sido imunizado, seja pela faixa etária, comorbidade, ou outro grupo anterior.

A CIB também definiu que não definirá novos grupos prioritários. O órgão atendeu a todas as prioridades do Ministério e decidiu focar na imunização por faixa etária.

Para o secretário da SES, André Motta Ribeiro, o próprio governo federal já indicou um grande número de grupos prioritários e o melhor agora é seguir por idade. Ribeiro afirmou também que leis aprovadas que estabeleçam prioridades valeriam para os próximos anos, o que pode atrapalhar futuras campanhas de imunização.

Com informações da Rede Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará

Professores de Santa Catarina entram em segundo dia de greve

De acordo com sindicato que representa a categoria, há paralisações em todos os 1.064 colégios administrados pelo governo catarinense