Economia

Santa Catarina: polo náutico brasileiro

O aquecimento deste mercado também puxa outros setores para cima, como o de imóveis de luxo, serviços especializados e exclusivos, comércio e lazer.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

O crescimento do interesse brasileiro no mercado de luxo nos últimos anos também tem incentivado, e muito, a vinda de grandes estaleiros para o Brasil. O setor cresce em média 20% ao ano no país. Com isso, além do aumento do número de consumidores, há crescimento de demanda por barcos.

Não é por acaso a conquista do título de polo náutico brasileiro, obtida pela região Costa Verde & Mar, contemplada por Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itajaí, entre outros belos e importes municípios do litoral norte de Santa Catarina.

Este pedaço espetacular do estado já está inserido nos calendários de eventos náuticos internacionais. Somente em 2015, Itajaí, por exemplo, recebeu a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre, a maior competição à vela de travessia do Atlântico. 

A construção de edifício com marinas próprias, caso do Yachthouse Residence Club, assinado pela Pasqualotto Construtora e design da Pininfarina, e o incrível Marina Beach Towers, da Construtora Mendes Sibara, ambos em Balneário Camboriú, confirmam a paixão do público classe A catarinense e brasileiro: barcos!

E Santa Catarina desponta tanto no aspecto de lazer e estrutura para o hobby, quanto em construção de iates, lanchas e outros modelos. Além de movimentar economicamente a cadeia náutica, o segmento de imóveis de luxo também é aquecido. E isso puxa outros setores para cima, como o comércio, o de lazer, o de serviços.

Estão no estado as três maiores e mais renomadas empresas de construção de barcos do país. A Azimut Yachts do Brasil instalou-se em 2010 em Itajaí. Pertence ao grupo italiano Azimut Benetti, o maior construtor de barcos de luxo do mundo. 

Também em Itajaí, está a Fibrafort. Presente em 43 países e com aproximadamente 50 revendas no Brasil, o estaleiro genuinamente catarinense consolida-se como o maior fabricante de barcos de fibra de vidro da América do Sul.

Florianópolis é a casa da Schaefer Yachts, fundada em 1992 e considerado o maior estaleiro de barcos de lazer em alto padrão do Brasil. Isso e a demanda cada vez mais crescente transformam Santa Catarina em um mercado com potencial ascendente para os próximos anos. Tanto que muitas empresas estrangeiras também já buscam lugar ao sol por aqui. Um exemplo é a italiana Sessa Marine, que atua no Brasil em parceria com a Intech Boatin, instalada no município de Palhoça, e a norte-americana Brunswick, cuja fábrica foi inaugurada em Joinville em 2012.

Com informações do site Notisul