Geral

Santa Catarina quer exportar carne suína para o México

O Estado possui o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) desde 2007 como carnes com garantias

Foto: Divulgação

O agronegócio de Santa Catarina parte para mais uma conquista. O governo do Estado e agroindústrias querem exportar carne suína catarinense para o México, e o governador Eduardo Pinho Moreira irá chefiar uma missão oficial ao país para dar sequência às negociações e ampliar a presença no mercado mexicano.

Santa Catarina já tem uma parceria com o México no fornecimento de carne de frango e existe o interesse também na compra da carne suína produzida no Estado. Este será mais um mercado exclusivo do agronegócio catarinense, como já ocorre com Japão e Coreia do Sul. Segundo Moreira, a conquista desse novo mercado terá impacto direto na suinocultura estadual. “Exportamos para o mundo todo e agora surge um novo mercado importante: o México. Eles demonstraram interesse em conhecer as plantas frigoríficas instaladas em nosso solo e importar a carne suína produzida no Estado. Este é um grande mercado, que vai favorecer a suinocultura catarinense”, destaca.

Em julho, uma missão mexicana visitará frigoríficos catarinenses e logo após representantes catarinenses, agroindústrias e governo Federal irão até o México para dar sequência às negociações. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, explica que o fato de Santa Catarina ser o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação fez com que o mercado mexicano voltasse a atenção para os produtos. “O México importa carne suína dos Estados Unidos e Canadá e busca outros mercados com o mesmo status sanitário. E nós queremos mostrar ao governo mexicano que podemos fornecer um produto de alta qualidade com absoluta segurança sanitária”, afirma.