Geral

Santa Catarina registra abstenção de 22,47% no 1º turno, anuncia TSE; percentual foi 13,02% em 2016

Pleito foi realizado em meio à pandemia de Covid-19, com uma série de regras e mudanças. Idosos tiveram horário preferencial e o TSE retirou suspendeu o uso da biometria.

Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou na madrugada desta segunda-feira (16), dentro da plataforma virtual, que o índice de abstenção no primeiro turno das eleições de Santa Catarina neste ano foi de 22,47%. O percentual foi maior do que o registrado em 2016, quando chegou a 13,02%.

Ao todo, 4.036.244 milhões de eleitores foram votar no domingo (15) em Santa Catarina. Outros 1.169.687 milhão não apareceram para exercer o direito nas 295 cidades do Estado. No Brasil, a abstenção ficou em 23,14%.

Em Florianópolis, o índice de abstenção foi de 28,65%, segundo o TSE. Já em Joinville, no Norte catarinense, o número de faltantes chegou a 25,13% no primeiro turno das eleições 2020.

Apuração

Foram contabilizadas 13.640 mil seções em pouco mais de sete horas de apuração. Santa Catarina fechou a contagem de votos à 0h29.

Ao todo, 54.564 mesários trabalharam em 3.621 locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Regras e Mudanças

As eleições foram realizadas em meio à pandemia de Covid-19, com uma série de regras e mudanças. Para evitar situações de aglomerações, por exemplo, o TSE retirou o uso da biometria e indicou as primeiras horas da votação preferencialmente para os idosos.

O uso de máscaras foi obrigatório tanto para eleitores quanto para os mesários. Apesar de o TRE informar que os mesários usariam viseiras plásticas (face shields), em muitos locais de votação eles estavam apenas com máscaras de pano.

Com informações do G1 Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo