Saúde

Santa Catarina registra quinta semana seguida com queda no número de mortes por Covid-19

Total de óbitos ocorridos na semana passada chega a ser a metade do registrado entre 14 e 20 de março, o pico da pandemia

Divulgação

Pela quinta semana consecutiva, Santa Catarina registra queda no total de mortes por covid-19. A semana passada encerrou com 445 óbitos, ocorridos entre o domingo, 18, e o sábado, 24. Houve uma redução de 51% em comparação com a semana de 14 a 20 de março, o pico de mortes em toda a pandemia, quando 917 pessoas perderam a vida por complicações causadas pelo coronavírus.

O total de 445 óbitos ocorridos na semana passada ainda pode crescer nos próximos dias, isso porque os boletins da Secretaria de Estado da Saúde processam, na maioria dos casos, exames referentes a mortes pregressas. Mas a evolução em Santa Catarina tem sido gradativa e constante em pouco mais de um mês. 

Há pouco mais de um mês, ocorrências começaram a diminuir

Apenas em abril, ocorreram 1.975 mortes por covid-19, entre o dia 1º e esta segunda-feira, 26. É o segundo mês mais crítico de toda a pandemia. A redução de óbitos em 7 dias tem sido observada desde a semana dos dias 21 de março a 27 de março, há pouco mais de um mês. Veja a evolução semanal no gráfico abaixo:

Divulgação

Ainda que a semana passada tenha fechado com o equivalente à metade dos óbitos registrados em 7 dias no pico da pandemia, o total de 445 vidas perdidas é elevado, se comparado com os picos anteriores, de agosto (313, entre 26 de julho e 1º de agosto) e dezembro (357, entre 6 e 12 de dezembro).

Desde a segunda semana de abril, o Estado não registra a ocorrência de mais de 100 mortes diárias (veja detalhes por dia no gráfico abaixo). O máximo desde então foram 93, no dia 8 de abril. Já em março, em 25 dos 31 dias houve mais de uma centena de vidas perdidas.

Divulgação

Apenas nesta semana, ocorreram pelo menos 54 mortes por covid-19, que já tiveram confirmação da Secretaria de Estado da Saúde: 52 no domingo, 25, e 2 na segunda-feira, 26.

Aparente melhora ainda não reflete no sistema de saúde pública

No entanto, o Estado ainda apresenta situação crítica no sistema hospitalar, com 51 pessoas na fila de espera por vagas na UTI, além de 17,8 mil casos ativos de coronavírus.

As situações mais críticas são do Norte do Estado e do Sul, tanto em número de casos ativos quanto em lotação das UTIs.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Acidente em Jaguaruna: Carro com crianças é atingido por trem após pane em linha férrea

Idoso morre após cair de 7 metros ao tentar passar de caminhão por ponte interditada em Siderópolis

Médico morre após acidente envolvendo dois carros e três caminhões na BR-282, em SC

Alexandre Antonio Koerich, de 51 anos, chegou a ser internado, mas não resistiu. Colisão aconteceu em Ponte Serrada, no Oeste.

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024