Saúde

Santa Catarina tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI adulto desde fevereiro

O destaque é a Grande Florianópolis, que possui uma taxa de 67,8%

Divulgação

Com 87,9% dos leitos de UTIs ocupados, Santa Catarina atingiu nesta segunda-feira (5) o menor índice de ocupação desde o dia 17 de fevereiro. Os números são do Painel Coronavírus, do NSC Total.

Nas sete regiões do Estado, porém, apenas duas estão com números abaixo dos 90%: o Oeste, que conta com uma ocupação de 89,5%, e a Grande Florianópolis, que tem o melhor desempenho com 67,8%.

Entre as outras, o destaque negativo é no Meio-Oeste e Serra, que aparece com o pior número: 93%. Nas demais, a situação é a seguinte: Planalto Norte tem 92,6%; Sul, 92,7%; Foz do Rio Itajaí, 90,9%; e Vale do Itajaí, 90,7%.

No gráfico a seguir, é possível perceber uma tendência de queda na ocupação a partir do fim de junho.

Divulgação

Fila por leito de UTI também apresenta queda

Outro quesito que também vem apresentando queda nos últimos dias é a fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina. Um exemplo foi o que aconteceu no sábado (3) quando o Estado contava com apenas uma pessoa na fila, no Vale do Itajaí, o menor número desde que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) passou a divulgar os dados em março.

Porém, nesta segunda-feira (5), o número voltou a subir com oito pessoas na fila – quatro no Norte, três no Meio-Oeste e um no Vale do Itajaí.

O destaque também é para a Grande Florianópolis. A última vez que a região teve alguém na fila por um leito de UTI foi no dia 23 de abril. Ou seja, são mais de dois meses sem pacientes na espera por uma vaga.

Divulgação

Segundo os dados confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, Santa Catarina conta com 17.286 casos ativos da Covid-19, sendo que mais 1.313 foram confirmados nesta segunda-feira (5) chegando ao total de 1.063.393 desde o início da pandemia. Já em relação as mortes, são 50 novos óbitos, com um total de 17.064 vítimas.

Com informações do NSCTotal 

Notícias Relacionadas

Conselho Regional de Medicina de SC orienta sobre regras para prescrição de canabidiol

Medicamentos com o princípio ativo só podem ser indicados para crianças ou adolescentes que tenham casos de epilepsias refratárias aos tratamentos convencionais

Gaeco prende servidora do meio ambiente de Cocal do Sul

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado esteve na cidade na manhã desta segunda-feira, 15

Homem atira em posto de combustível e vai preso em Araranguá

Outro envolvido foi preso por ter escondido a arma

Família é alvejada por tiros em Tubarão; bebê foi atingido

O bebê foi levado ao hospital e a mãe está em coma induzido; caso foi registrado na noite deste domingo, 14