Geral

Santa Catarina tem alerta para vendaval com rajadas de até 70 km/h

Defesa Civil emitiu alerta para ventos fortes que devem atingir parte do Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25); há também avisos de calor intenso e baixa umidade do ar

Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para rajadas de vento que devem atingir o Estado entre esta terça (24) e quarta-feira (25).

O órgão também fez alertas de calor intenso e baixa umidade relativa do ar no mesmo período.

As rajadas de vento estão previstas a partir do meio-dia desta terça, até 18h de quarta-feira. A principal área atingida é toda a faixa do Litoral Sul, até parte da Grande Florianópolis, conforme o mapa acima.

Os ventos podem ser moderados e persistentes, de quadrante nordeste, chegando até 70 km/h na região entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Em casos de ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Calor intenso e baixa umidade

Do outro lado do Estado, o alerta da Defesa Civil é para temperaturas altas e tempo seco.

Durante esta terça e quarta-feira, a previsão do órgão indica calor intenso com máximas variando entre 35°C e 38°C no Oeste catarinense.

Além disso, nas áreas do Extremo-Oeste até parte do Meio-Oeste e Planalto Sul, a condição é de umidade relativa do ar abaixo de 30% (amarelo no mapa) e até 20% (laranja no mapa) em alguns pontos:

Divulgação

Em dias de temperaturas muito altas, a Defesa Civil indica que se procure manter os ambientes com temperaturas menores que 32°C, especialmente naqueles com pessoas idosas, enfermos ou frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Também é recomendado que não deixe crianças e animais sozinhos nos carros durante qualquer período de tempo; minimize exposições diretas ao sol; vista roupas folgadas e de cores mais claras e cuidado com a hidratação, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos.

Em caso de baixa umidade relativa do ar, deve-se evitar atividades físicas entre 12h e 15h e umedecer os ambientes com vasilhas de água, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos.

Com informações do NDMais

Notícias Relacionadas

Com mandado em Criciúma, operação do Gaeco mira advogados e detentos

A ação é em apoio a investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville

Mulher tenta matar marido a facadas no Centro de Içara

Ocorrência foi registrada na tarde de quinta-feira (18)

Duas apostas de SC acertam na quina da Mega-Sena de R$ 70 milhões e levam bolada para casa

O sorteio da Mega-Sena 2714 foi realizado na noite desta quinta-feira (18)

Jovem cai no sono, esquece panela no fogo e quase provoca incêndio em Criciúma

A ocorrência foi registrada em um apartamento durante a madrugada desta sexta-feira, dia 19