Geral

Santa Catarina terá 200 novas vagas públicas de medicina até 2017

O lançamento, na segunda-feira (8), do Programa Mais Médicos para o Brasil confirmou a implantação do curso de medicina no campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião foi anunciado pelo governo federal a abertura até 2017, de 11.447 vagas de graduação em cursos de medicina — 3.615 em universidades federais e 7.832 em instituições particulares.

Nessa quarta-feira a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação informou ao deputado federal Jorge Boeira que, em Araranguá, serão implantadas 30 vagas em 2016 e mais 30 em 2017. Informou ainda que existe também a previsão de abertura de mais 60 vagas em Florianópolis em 2016, se a Universidade conseguir adiantar o processo de implantação de novas vagas. E que o Programa Mais Médicos para o Brasil irá atender também a região Oeste do Estado, com 80 vagas para a Universidade da Fronteira Sul, que também é federal.

O curso de Medicina será o quinto do campus de Araranguá e é um pleito no qual o deputado Boeira vem trabalhando há mais de dois anos. “Hoje só existe curso de medicina gratuito em Florianópolis. A oferta de vagas no interior talvez possibilite que, pelo menos, alguns dos médicos que se formarem em Araranguá permaneçam na nossa região, reduzindo o déficit de médicos por aqui”, aposta Boeira.

No Sul do Brasil as seguintes universidades federais terão oferta de novas vagas de medicina:

CURITIBA (PR) – UFPR – 14 VAGAS
FOZ DO IGUAÇU (PR) – UNILA – 60 VAGAS
PELOTAS (RS) – UFPEL – 22 VAGAS
PORTO ALEGRE (RS) – UFCSPA – 32 VAGAS
RIO GRANDE (RS) – FURG – 30 VAGAS
SANTA MARIA (RS) – UFSM – 20 VAGAS
PASSO FUNDO (RS) – UFFS – 62 VAGAS
CHAPECÓ (SC) – UFFS – 80 VAGAS
ARARANGUÁ (SC) – UFSC – 60 VAGAS
FLORIANOPOLIS (SC) – UFSC – 60 VAGAS
Fonte: Secretaria de Ensino Superior do MEC

Colaboração: Jane Santim