Geral

Santa Missa marca início das comemorações do jubileu de 70 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller

Celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

Foto: Divulgação

Centenas de fiéis de 28 comunidades de Lauro Müller e de toda a região são aguardados neste sábado (04), para participarem da celebração que marca o início das comemorações do Ano Jubilar em alusão aos 70 anos de fundação da Paróquia Imaculado Coração de Maria. A missa acontece as 19 horas na Igreja Matriz e será celebrada pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

“Os representantes destas comunidades irão trazer símbolos que represente este momento de fé para estar rezando em unidade. Após a santa missa, haverá uma confraternização para todos os presentes”, ressalta a integrante da Comissão de Organização do Jubileu, Morgana Elias.

A partir da celebração deste final de semana, a Paróquia estará realizando uma série de ações ao longo do ano para comemorar a data. “As atividades encerram no dia 15 de agosto, data de nossa padroeira. Até lá, realizaremos as Santas Missões Populares, visita junto as grutas das comunidades, Evangeliza Show, adoração ao santíssimo e encontros com famílias e crianças”, lembra Morgana.

Essa é a terceira vez que a Paróquia comemora um jubileu. Depois dos 50 e 60 anos, este jubileu de 70 anos é conhecido como Jubileu do Vinho, segundo a comissão. “Este ano é o ano da graça de Deus. Além dos 70 anos da nossa paróquia, 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e, 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, queremos integrar tudo isso rezando com a família”, finaliza Morgana.

História

Conforme os registros do Livro Tombo, Lauro Müller, inicialmente chamada Minas, dependia religiosamente da paróquia de Tubarão. Os padres daquela paróquia vinham a esta localidade para administrar o sacramento do batismo e atender aos doentes. Não havendo capela o povo era reunido no assim chamado Barracão onde era a oficina da Companhia de Mineração Barro Branco, hoje Posto Chaminé. Em 1919 foi celebrada a 1ª missa, e administrado o sacramento da Crisma por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo de Florianópolis.

 

Em outubro de 1922, dois padres missionários Pe. Martinho e Pe. Antônio Morais levantaram numa colina defronte da vila operária uma grande Cruz, onde o povo se reunia aos domingos e dias santos para fazer, em comum as devoções.

 

A primeira imagem venerada foi um quadro do Imaculado Coração de Maria, oferecida pela Senhora Marta Veterli, esposa do Senhor Walter Veterli, gerente da Companhia em Lauro Müller. Esta imagem passou a ser a padroeira e ocupou lugar de honra na casa paroquial.

 

A própria Companhia vendo a necessidade da instrução religiosa dos operários, iniciou uma campanha para construir uma nova capela, apresentando uma planta elaborada pelo próprio Henrique Lage, proprietário dos terrenos da mineração carbonífera. No ano de 1923 tiveram início os trabalhos da construção da nova capela.

 

Em 1945 a obra foi concluída e no ano seguinte foram adquiridos e bentos os 3 novos atuais sinos pelo Pe. Paulo Hobold. Neste mesmo ano o pintor Nicolau Klinger foi contratado para decorar a nova casa de Deus. Pe. Paulo Hobold, Vigário Paroquial de Orleans, foi encarregado para adquirir as novas imagens, paramentos, vasos sagrados e tudo o que fosse necessário para a nova igreja. Foram adquiridas as imagens Imaculado Coração de Maria, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, São João Evangelista e São José.

 

A mesma foi demolida em 1973 para a construção da atual Igreja Matriz. No dia 17 de janeiro de 1947 Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo de Florianópolis, assinou decreto criando a Paróquia Imaculado Coração de Maria de Lauro Muller, desmembrada de Orleans.

 

No dia 18 de janeiro de 1947, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, por mercê de Deus e da Sé Apostólica assina a Provisão nomeando Monsenhor Bernardo Peters, Pároco da Paróquia recém-criada de Lauro Müller.

Notícias Relacionadas

Paróquia de Lauro Müller comemora 70 anos de criação

Santa Catarina ultrapassa um milhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Ao todo, foram 1.056.474 doses aplicadas em todo território catarinense.

No sufoco, Tigre bate o Metropolitano e respira na luta para não cair

Uilliam Barros e Eduardo espantam a má fase e marcam os gols da primeira vitória do Criciúma no Catarinense.

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375.