Geral

Santa Rosa de Lima disputa prêmio mundial em concurso de agricultura familiar

Vencedores serão conhecidos em outubro

Santa Rosa de Lima está bem perto de conseguir uma premiação mundial. De 102 casos bem sucedidos de inovação na agricultura familiar inscritos no Brasil, o caso de Santa Rosa de Lima – que recebeu em 2007 o título de Capital Catarinense da Agroecologia – foi classificado entre os 15 melhores, que representarão o país na etapa mundial do concurso.

 

O concurso de casos exitosos em agricultura familiar é promovido e patrocinado pelo Fundo Regional de Tecnologia Agropecuária – Fontagro, órgão do BID/Banco Mundial e IICA- Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas.

A Consultoria Boavista e o Centro de Formação em Agroecologia, de Santa Rosa de Lima foram selecionados na primeira etapa do concurso de casos exitosos de inovação na agricultura familiar. O caso de inovação exitosa trata do projeto de desenvolvimento sustentável que ocorre nas Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, com participação de diversos parceiros, tais como Prefeitura de Santa Rosa de Lima, Centro de Formação em Agroecologia, Agreco, Cooperagreco e Acolhida na Colônia, tendo como protagonistas os agricultores familiares da região.

 

Novos documentos estão sendo encaminhados às entidades avaliadoras do concurso, nos Estados Unidos e em outubro serão selecionados os três casos vencedores. Estes receberão do Fontagro, além de um prêmio em dinheiro para a entidade dos agricultores (10 mil dólares) e para a entidade que elaborou e apresentou a proposta (5 mil dólares), convite para a sessão solene de entrega da premiação, em Washington, em novembro. Além disso os casos exitosos da agricultura familiar vencedores serão divulgados em materiais do Fontagro, do IICA e do BID.

Os vencedores serão convidados para a cerimônia de premiação em Washington até o mês de novembro do ano em curso.

 

Além do apoio financeiro, é importante ter o reconhecimento dessas instituições internacionais respeitadas, que outros modos de desenvolvimento (sustentável, solidário e respeitoso do meio ambiente e das pessoas) são possíveis e acontecem concretamente nas Encostas da Serra Geral de Santa Catarina, especialmente no município de Santa Rosa de Lima. “Seria um sonho ficar entre os três primeiros colocados, entretanto, só pelo fato de já estarmos entre os 15 melhores no Brasil é motivo de comemoração para Santa Rosa de Lima e para os agricultores de toda a Encosta da Serra Geral”, avalia o prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann.