Clima

Santa Rosa de Lima registra prejuízos após ser atingida novamente por forte vendaval

Desta vez, as localidades que mais sofreram com a ação do vento foram Santa Catarina, Rio do Meio, Rio Santo Antônio e Rio Bravo Alto.

Foto:André Bianchini – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Rosa de Lima

A tempestade com incidência de vendaval ocorrida no final da tarde de sexta-feira (17) provocou novos danos a propriedades rurais de Santa Rosa de Lima. Durante esta segunda e terça-feira (20 e 21), um equipe da prefeitura percorreu os locais mais atingidos para fazer um levantamento dos estragos.

No último dia 5, um vendaval já havia atingido o município. Desta vez, as localidades que mais sofreram com a ação do vento foram Santa Catarina, Rio do Meio, Rio Santo Antônio e Rio Bravo Alto.

Assim como ocorreu no início do mês, as áreas de reflorestamento (plantações de de pinus e eucalipto para beneficiamento de madeira) foram bastante danificadas. Árvores foram partidas, outras ficaram empenadas, ficando inúteis para a construção civil.

Na propriedade de Mário Warmling, na localidade de Rio do Meio, o vento partiu uma parte considerável da sua plantação de eucalipito. “Acredito que o prejuízo chegue na casa dos R$ 50 mil”, lamenta o produtor.

Na comunidade de Santa Catarina, o agricultor ecológico Dauri Floriano viu o telhado de uma estufa de fumo desativada ser completamente arrancado. “Não plantamos mais fumo há muito tempo, mas usávamos essa estufa como depósito. O vento arrancou todo o telhado e jogou em cima de uma estrebaria. Por sorte não havia gado ali”, conta. “Agora teremos que desmanchar totalmente a estufa, pois não acredito que ela possa continuar de pé”, avalia.

Já na localidade de Rio Bravo Alto, uma lavoura de milho também sofreu com o vento, que derrubou parte das plantas. A colheita, que poderia ser realizada com uma máquina ceifadeira em apenas meio dia, agora terá que ser feita manualmente e levará pelo menos um dia inteiro, isso com a ajuda de mão de obra contratada, o que reduzirá a lucratividade da plantação.

Kit de transposição

Por conta das tempestades do início do mês, o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Anderson Martins, esteve no município para constatar os principais danos.

O município requisitará ao órgão estadual um kit de transposição – uma ponte pré-moldada de concreto – a ser instalado na estrada que liga as comunidades de Rio dos Índios e Nova Esperança. Caso consiga, a contrapartida da prefeitura será a construção das cabeceiras.

Colaboração: André Bianchini – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santa Rosa de Lima

[soliloquy id=”209197″]

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Covid-19: dados apresentados pelo Governo do Estado quanto a casos em Santa Rosa de Lima estão equivocados

Um dos casos já foi identificado como sendo originalmente do município de Santa Rosa do Sul.

Equipe de Saúde de Santa Rosa de Lima tem três projetos premiados na mostra estadual Aqui tem SUS

Ao todo, 189 trabalhos de diversos municípios do estado foram apresentados durante a Mostra.

Ao menos 600 casas são destelhadas por temporal e Papanduva decreta emergência

De acordo com a Defesa Civil do município, 20 famílias foram retiradas de casa e levadas para residências de parentes, outras cinco precisaram de atendimento médico.