Reflexão

Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral

Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral18

Fotos: Bibiana Pignatel / Comunicação
Diocese de Criciúma

Cerca de 2 mil fiéis das 33 paróquias e santuários da Diocese de Criciúma participaram, na noite desta quarta-feira (12), da Missa do Crisma. A celebração foi acolhida pela Catedral São José, que celebra, neste ano, os 100 anos de sua inauguração.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a celebração como uma das mais belas e importantes da Igreja diocesana, não apenas por ser um momento solene, mas porque seu rito envolve os óleos que serão administrados durante o ano todo, nas comunidades, paróquias e hospitais.

“A presença desse dia vai se estendendo para o resto do ano. Um momento sagrado para a Igreja que não termina nesta noite, mas continua, durante todo o ano: a graça de Deus vai agindo tanto nos sacerdotes, como no povo de Deus, nos sacramentos. Este santo óleo do Crisma unge os filhos e filhas de Deus que durante o ano serão batizados, aqueles que serão crismados, firmados na sua fé, no Batismo e aqueles que serão ordenados sacerdotes e, até quando Deus escolhe alguém para o episcopado. São todos ungidos”, ressaltou o bispo diocesano.

Sobre Jesus, o epíscopo falou a leigos, religiosas e, de modo especial, aos sacerdotes: “Para Ele todas as coisas convergem e dele saem. Ele é o sumo eterno e nós somos aqueles que participam de seu sacerdócio. Ele foi fiel toda a sua vida ao Pai; nós, humanos e pecadores, precisamos sempre renovar as nossas promessas, nossa fidelidade e perseverança a Ele (…) Somos uma Igreja cheia de bênçãos e de graças, onde o Espírito Santo continua agindo no coração, na vida de Cristo, para que nós sejamos os ungidos que levem aquilo que fala hoje o Evangelho e a primeira leitura: somos ungidos para a missão, não em benefício. Como Cristo, ungido do Pai, para anunciar o Reino de Deus e dar seu testemunho, esta é a nossa missão”.

Durante a solenidade, foram abençoados os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrado o óleo do Crisma. Três grandes vasos contendo os santos óleos foram levados até o altar. O óleo dos Enfermos foi levado por representantes das Samaritanas, que prestam assistência espiritual em hospitais de Criciúma; o óleo do Batismo foi levado por jovens que se preparam para receber o sacramento do Batismo e óleo do Crisma, por jovens crismandos. A este último foi adicionada uma essência, significando o bom perfume que o crismando deve exalar após a confirmação de sua fé. Obedecendo o rito, o mesmo óleo recebeu, por último, o sopro dos lábios do Bispo, representando a presença do Espírito Santo.

Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral19

Fotos: Bibiana Pignatel / Comunicação
Diocese de Criciúma

Na ocasião, os mais de 60 padres diocesanos e religiosos que concelebraram a missa, presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais. Cada um deles recebeu uma estola alusiva ao centenário da igreja, como presente oferecido pela Paróquia. O espaço do presbitério, onde está localizado o altar, foi ocupado por ex-párocos e ex-vigários auxiliares e paroquiais da Catedral, além dos atuais. Os demais sacerdotes tiverem lugar especial a frente da assembleia.

No momento de ação graças, o seminarista de teologia Guilherme Bada proferiu a leitura da mensagem em homenagem aos presbíteros jubilares de 2017: os padres Valdemir Luiz De Bona, Vilcionei Baggio, Agenor Pedroso, Silvestre Koepp, Manoel Odorico Francisco e Silvestre Junkes. O coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, agradeceu em nome da Diocese pelo empenho dos párocos e de todo o povo das paróquias durante a peregrinação das imagens de Nossa Senhora de Caravaggio e do Sagrado Coração de Jesus, que foram entronizadas a frente da procissão de entrada nesta celebração. O bispo Dom Jacinto também reforçou o convite a padres e leigos para participarem das celebrações de inauguração e de jubileu dos dois santuários diocesanos dedicados aos padroeiros, em Nova Veneza e Içara.

Ao final da missa, o pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, agradeceu a presença e a colaboração de todos e disse um obrigado especial aos padres que fizeram parte da história de 100 anos da Catedral. Logo depois, representantes de cada paróquia adentraram a Catedral em uma única procissão, trazendo consigo os santos óleos, já abençoados, até a frente do presbitério, onde receberam, do Bispo, a bênção de envio.

Próxima Missa do Crisma será em Araranguá

Dom Jacinto Inacio Flach adiantou, durante a celebração, o nome da paróquia que deverá acolher a próxima Missa dos Santos Óleos, no ano de 2018: a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, a mais antiga da Diocese de Criciúma, que no ano que vem completa 170 anos de evangelização.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

[soliloquy id="217043"]

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado